O Prof. Fernando Cunha (FMRP-USP), é o mais novo membro da Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences -TWAS)

fernando-cunha-twas-300x128Ele tomou posse em 20 de novembro, durante a vigésima sexta Assembleia Geral da TWAS, em Viena, Áustria. A seleção é baseada na produção dos candidatos, considerando produção científica e formação de recursos humanos. Este ano ele é o único representante da USP eleito para a TWAS.

O professor Cunha se junta a outros cinco pesquisadores da FMRP membros da TWAS. São eles os professores Sérgio Henrique Ferreira, José Eduardo Dutra de Oliveira, Marco Antonio Zago, além dos professores Eduardo Moacyr Krieger e Warwick Estevam Kerr, que também foram da FMRP.

Carreira

Fernando Cunha é formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, mestre pela Universidade Federal do Ceará e doutor em Farmacologia pela Universidade de São Paulo. Recentemente foi nomeado membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, além de atuar como consultor ad doc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e consultor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

É coordenador do Center for Research in Inflammatory Disease (CRID), grupo multidisciplinar que estuda os mecanismos envolvidos nas doenças inflamatórias, em busca de novos tratamentos e de diagnósticos mais rápidos e precisos. O grupo de pesquisadores é da USP, Unesp, Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do NIH-USA. O CRID é um dos onze Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs), coordenados por pesquisadores da USP e financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão Preto – Por: Rosemeire Soares Talamone – Imagem – SCS USP – Ribeirão

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0