O Curso de Fisioterapia da FMRP-USP e a Rede Municipal de Reabilitação de Ribeirão Preto realizaram Capacitação para Fisioterapeutas

fisioteriapia_2_2709

A iniciativa envolveu o Curso de Graduação em Fisioterapia e as residentes fisioterapeutas do Programa de Residência Multiprofissional e, portanto, articulou os esforços-financiamentos do governo do estado de São Paulo (atividades de extensão da Universidade de São Paulo) e do Governo Federal (Pró-Saúde e Programa de Residências Multiprofissionais – SGTES/MS/MEC) para estimular a melhoria do atendimento de fisioterapia para a população de Ribeirão Preto nas três condições musculoesqueléticas mais encaminhadas para unidades de fisioterapia no município: dor lombar, dor no ombro e dor nos joelhos (Souza e Oliveira, 2016 – link abaixo)

A prefeitura fez uma divulgação dessa atividade no site: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/…/noticiaWebImprimir.xh…

Graças à parceria estabelecida entre a FMRP-USP e a prefeitura através do projeto Pró-Saúde, que também possibilitou a abertura do Serviço de Fisioterapia do CSE-Cuiabá, a Profa. Dra. Anamaria S.Oliveira ofereceu e organizou a Capacitação sobre Auto-Cuidado e Prescrição de Exercícios Domiciliares.

A atividade foi elaborada com a colaboração de quatro residentes (R2s Camila Valente, Carli Taiane, e R1s Giovanna Santello e Thais Santos) que elaboraram cartilhas de exercícios e vídeos públicos para pacientes, disponíveis no YOUTUBE (links abaixo).

O Curso de Fisioterapia da FMRP-USP colaborou através da participação das fisioterapeutas Jaqueline Martins. ministrando uma palestra sobre Exercícios Domiciliares no Contexto do Autocuidado e Aliança Terapêutica e Tainan Castro, na preceptoria das residentes e supervisão dos os alunos do quinto ano do Estágio de Fisioterapia em Saúde da Comunidade, que também contribuíram com a elaboração de material de apoio para a rede sobre calçados, órteses e dispositivos auxiliares.

As cartilhas com os exercícios e orientações para implantação de hábitos de vida saudável estão a disposição dos interessados, basta mandar um email solicitando.

Os vídeos estão disponíveis nos links a seguir:

Autocuidado para Dor Lombar: https://www.youtube.com/playlist…

Autocuidado para Dor no Ombro - https://www.youtube.com/watch?v=QwXSyfhyvdA (resultado de processo FAPESP 2015/01263-0)

Autocuidado para Dor no Joelho - https://www.youtube.com/watch…

Prevalência de encaminhamentos às doenças musculoesqueléticas segundo a classificação estatística internacional de doenças (CID-10): reflexões para formação do fisioterapeuta na área de musculoesquelética. Cesário da Silva Souza e Anamaria Siriani de Oliveira
http://www.scielo.br/…/fp/v22n1/1809-2950-fp-22-01-00048.pdf
Área de anexos
Visualizar o vídeo autocuidados para o ombro do YouTube

autocuidados para o ombro
Visualizar o vídeo Auto Cuidado da Dor no Joelho – Alongamento 1 do YouTube

Auto Cuidado da Dor no Joelho – Alongamento 1

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit