Novo projeto da Casa da Ciência do Hemocentro Ribeirão Preto procura parceiros

casa ciênciaNovo projeto da Casa da Ciência, do Hemocentro de Ribeirão Preto, o Saltimbancos da Ciência, está procurando novos parceiros para ajudar em sua tarefa de levar à população o conhecimento produzido na Universidade e estimular a curiosidade de estudantes e o prazer pela pesquisa científica.

O projeto quer fortalecer ainda mais o vínculo com escolas de ensino médio e fundamental de Ribeirão Preto e região, atendendo um maior número de alunos e professores desses níveis do ensino. E para isso, os responsáveis pela Casa da Ciência precisam de novos voluntários (professores, pesquisadores, pós-graduandos e graduandos) para auxiliar na orientação desses estudantes.

As atividades são sempre realizadas fora do período de aulas. Em trabalhos extraclasses, esses alunos de escolas públicas ou particulares, são divididos em grupos e escolhem os temas de seus interesses, os quais serão orientados pelos cientistas em suas iniciações científicas.

Segundo Marisa Ramos Barbiere, professora responsável pela Casa da Ciência, a ideia é ampliar a discussão sobre uma variedade de assuntos, como alimentação, obesidade, uso de medicamentos, violência e esporte. Os estudantes também serão estimulados a investigar o controle dos fatores ambientais em trabalhos experimentais, focando na despoluição, reciclagem e preservação. “Queremos trabalhar com questões que  interessam aos jovens, professores e pais e que tenham importância na atualidade”.

A participação de professores e pesquisadores e estudantes, ligados ou aposentados de centros de ensino e pesquisa, é fundamental, garante a professora. A proposta é que eles atuem como co-orientadores e participem de reuniões semanais, às quintas-feiras, com os estudantes inscritos no projeto, auxiliando no planejamento das atividades.

Essas atividades começam no Hemocentro e continuam em suas casas e escolas. “Contribuindo com este projeto, os professores/pesquisadores terão a oportunidade de adquirir um pouco da formação que geralmente não têm na licenciatura”, afirma Marisa.

Graduandos que colaborarem também serão beneficiados. Os estudos e práticas realizadas ao longo dos 13 anos de atividades da Casa de Ciência do  Hemocentro, além de resultados de pesquisas publicadas em revistas como a Science, comprovam que o processo de ensinar alunos envolvidos em investigações contribui de maneira significativa para a melhoria de competências essenciais à pesquisa.

Professores, graduandos e pós-graduandos interessados em participar do projeto Saltimbancos da Ciência podem escrever para casadaciencia@hemocentro.fmrp.usp.br

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão Preto – Por : Gisele de Oliveira e Tauana Boemer

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0