No Hospital das Clínicas a Qualidade é centrada no cliente

FOTO AEREA HC 2015Um dos parâmetros de referência mais importantes para a administração dos hospitais é o domínio dos resultados obtidos na prestação de serviços, visto a partir da percepção de seus pacientes e acompanhantes.

O conhecimento das necessidades e expectativas, atuais e futuras, é o ponto de partida na busca da excelência do desempenho destas organizações.

Aliado a outras informações, são os elementos que darão os subsídios necessários para a implantação de estratégias e planos, que venham, dentro das possibilidades institucionais, promover a satisfação dos usuários que é, sem dúvida, um compromisso social do Hospital com a comunidade que ele atende.

O Centro Integrado da Qualidade – CIQ é a área responsável pela Pesquisa de Satisfação dos Pacientes Internados, realizada nas unidades de internação do HC Campus.

Mensalmente, dos cerca de 2000 pacientes que recebem alta hospitalar, 900 respondem, de forma espontânea, a pesquisa de satisfação, o que representa um percentual médio de retorno de 43,5%.

Os resultados obtidos no segundo semestre de 2015 apontam o aumento do grau de satisfação dos pacientes internados, em relação ao  mesmo período de 2014, em todos os serviços avaliados.

O índice geral de satisfação, considerando as respostas boas e excelentes, foi de 96,26% no período, o que evidencia o reconhecimento dos pacientes internados no que diz respeito à qualidade dos serviços prestados.

Como nos anos anteriores, no segundo semestre de 2015, 99,6% dos pacientes atendidos no Hospital indicariam o HC aos seus amigos e parentes, o que demonstra a confiabilidade com a assistência hospitalar recebida.

A pesquisa também recebe manifestações livres sendo que a maioria dos comentários feitos é referente a elogios e agradecimentos às diversas equipes e pelos serviços recebidos.

Dentre as queixas, as principais foram referentes à estrutura física, climatização, acesso a internet e alimentação. Essas queixas são monitoradas pela Administração com vistas a amenizar os problemas relatados pelos pacientes.

Estes resultados são motivo de orgulho para todos nós hagaceanos. A melhoria contínua é o nosso compromisso com a qualidade.

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

 

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