Classificação genética de tumores rende prêmio a cientistas da FMRP-USP

 

Os recentes achados que relacionam o perfil genético com a agressividade de tumores de cérebro renderam prêmio a pesquisadores da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP. A equipe (Thais, Camila, Carlotti, Houtan, Tathiane e Tiago, esq p/ dir), coordenada pelo professor Houtan Noushmehr, pertence ao Laboratório OMICs (uma referência ao sufixo de genomicsepigenomics eproteomics – termos em inglês que designam o material genético, suas estruturas e funções), do Departamento de Genética.

Prêmio-Houtan-300x225Os cientistas da USP de Ribeirão Preto participaram de estudo multicêntrico, promovido pelo The Cancer Genome Atlas, para entender a heterogeneidade dos gliomas, um tipo de câncer de cérebro. E os resultados, que apresentaram uma nova classificação clínica para os tratamentos desse câncer, mostraram que justamente os estudos da equipe de Ribeirão Preto eram os mais relevantes para explicar o grau de agressividades desses tumores.

Coube aos cientistas da USP analisar as informações epigenéticas das amostras de mais de mil pacientes diagnosticados com glioma ao redor do mundo. O estudo foi publicado pela edição de janeiro da revista Cell.

O reconhecimento foi da Society for NeuroOncology Latin America (SNOLA), durante seu último congresso realizado na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 24 e 26 de março. Entre os pesquisadores  premiados estão: Tathiane Malta, que realiza seu pós-doc no OMICs, que recebeu dois mil dólares pelo melhor trabalho de apresentação oral, e Camila Souza, também pós-doc no OMICs, mil e quinhentos dólares pelo melhor trabalho apresentado em pôster.

Com menção honrosa, estão a aluna de pós-graduação da FMRP, Thais Sabedot, e o professor Carlos Gilberto Carlotti Junior, atual pró-reitor de pós-graduação da USP, pelos estudos neurocirúrgicos das amostras. Também integrou a equipe no evento o engenheiro da computação Tiago Chedraoui Silva.

Referência: Portal de Informações da USP / Riberião Preto – Por: Rita Stella

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit