Maior instituição americana de oncologia premia médico do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto

Premio André Filipe Cuidados Paliativos Geriatria (5) (1)

André Filipe Junqueira dos Santos ganhou reconhecimento por seu trabalho na área de Cuidados Paliativos.

Coordenador da área de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP, André Filipe Junqueira dos Santos foi o primeiro médico brasileiro premiado pela Sociedade Americana de Oncologia. A escolha levou em consideração a produção científica e o impacto do trabalho do médico na área de Cuidados Paliativos.

“A premiação, que vem da maior instituição americana de oncologia, é mais um indício de que os cuidados paliativos estão crescendo no Brasil. Espero que nos próximos anos muitos brasileiros tenham oportunidade de recebê-lo também”, afirma Santos, que é vice-presidente da Academia Nacional de Cuidados Paliativos.

O prêmio International Development and Education Award in Palliative Care (Idea-PC) foi entregue durante congresso realizado, de 2 a 6 de junho, em Chicago, pela Conquer Cancer Foundation da American Society of Clinical Oncology (Asco). Os premiados pela Asco têm a oportunidade de conhecer outros centros de cuidados paliativos nos Estados Unidos. O brasileiro conheceu o da Universidade de Stanford, na Califórnia.

Graduado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), Santos fez residência em Clínica Médica e Geriatria no HCRP. É especialista em Medicina Geriátrica, Oncogeriatria e Cuidados Paliativos. Atualmente, coordena o Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade de Emergência e atua no Ambulatório de Oncogeriatria, ambos do HCRP.

Cuidados Paliativos no HCFMRP

A missão da equipe de Cuidados Paliativos é garantir aos pacientes qualidade de vida, minimizar o sofrimento de portadores de uma variedade de condições ameaçadoras da vida e seus familiares durante sua passagem pelo serviço.

Os atendidos possuem doenças avançadas que passam por uma fase aguda, pacientes que sofreram AVC, paradas cardiorrespiratória ou traumas graves.

Referência: Jornal da USP – Por: Giovanna Greppi, com informações da Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP – Foto: Assessoria de Comunicação HCFMRP-USP – Foto: Divulgação 

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit