Terapia Ocupacional

Curso de Terapia Ocupacional

O curso de Terapia Ocupacional foi criado em 2002 com o objetivo de contribuir para a formação de profissional com treinamento multidisciplinar em atividades de ensino e pesquisa, além de atividades assistenciais inerentes à profissão, voltadas para atender as necessidades da população.

A formação do terapeuta ocupacional tem foco no desenvolvimento de habilidades e competências de um profissional generalista capacitado para atuar na área da saúde, educação e no campo social. Por meio de diferentes recursos terapêuticos, o profissional busca, essencialmente, auxiliar pessoas a desenvolverem as atividades significativas do cotidiano (trabalho, lazer, autocuidado, entre outras).

As disciplinas são ministradas nos anfiteatros do Bloco Didático, nas dependências do Laboratório Multidisciplinar e nos Laboratórios de Ensino do Prédio da Terapia Ocupacional. As atividades práticas do curso ocorrem em contextos como o Hospital das Clínicas da FMRP, Unidades Básicas de Saúde, Centro de Saúde Escola, Centro de Reabilitação, Hospital Estadual de Ribeirão Preto e Centro Integrado de Reabilitação, Centro de Atenção Psicossocial para usuários de álcool e drogas e no Centro de Referência Especializado de Assistência Social para Pessoas em Situação de Rua. Essas unidades têm tecnologia de ponta e contribuem para que os estudantes desenvolvam ampla experiência, propiciando a formação de profissionais altamente capacitados.

Ressalta-se que os conhecimentos teóricos e práticos do curso são organizados em uma matriz curricular baseada nas áreas de desempenho ocupacional e nos ciclos de vida (criança e adolescente, adulto e idoso), em intersecção com os diferentes níveis de complexidade de atenção em saúde (primário, secundário e terciário) e campo social.

Destaca-se a participação dos estudantes nos projetos de extensão coordenados por docentes do curso, dentre eles:

  • Caixa de Histórias
  • Cuidando do Cuidador
  • Grupo de Cuidados Paliativos
  • Oficina de Participação Social
  • Oficina da Memória para Idosos
  • Projeto de Inclusão Digital do Idoso

Os estudantes participam dos Programas Institucionais da Universidade de São Paulo e/ou FMRP-USP, como Tutoria Institucional FMRP, Tutoria PET-Saúde e PET Vigilância em Saúde, Programas da Pró-Reitoria de Graduação (Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação-PEEG; Programa Ensinar com Pesquisa-IC; Programa Aprender com Cultura e Extensão e Tutoria Acadêmico-científica).