Puericultura e Pediatria

Departamento de Puericultura e Pediatria

Prof. Dr Jacob Renato Woiski e a Profa. Dra. Silvia Evelyn Hering, em 1968, recebendo o espectrofotômetro gasoso que foi doado pela Cia Nestlè

O laboratório de Pediatria foi criado na década de 1960 utilizando-se de microtécnicas para realização de testes em amostras biológicas obtidas de crianças. Esse laboratório permitiu dar suporte à assistência médica de crianças atendidas no Hospital das Clínicas, além de viabilizar vários estudos pioneiros, como na área de metabolismo e nutrição. Esse laboratório foi o precursor dos laboratórios atuais de pesquisa em saúde da criança e do adolescente. O Departamento de Puericultura e Pediatria foi pioneiro na sua área, criando o primeiro Programa de Pós-graduação strictu sensu na área de Pediatria no Brasil em 1971. O Programa, desde o seu início, capacitou médicos pediatras que, em grande parte, se tornaram docentes de ensino superior e/ou pesquisadores em diversas instituições do Brasil. Titulou 261 mestrandos e 155 doutorandos.

Curso Continuado de Pediatria

Uma das primeiras defesas de Mestrado, do então pós-graduando Salim Moysés Jorge, em 1973

Considerando a necessidade da atualização continuada do médico, não a periódica, anual, mas a freqüente, sistemática, foi criado, no início dos anos 60, o Curso Continuado de Pediatria com reuniões mensais para discussão de problemas clinicopatológicos. O Curso Continuado de Pediatria foi oficializado pela Universidade de São Paulo em 1964 como Curso de Extensão Universitária e Divulgação Cultural. Conduzido, pelo Professor Edgard Ferro Collares, em forma de grupos de estudos com pediatras da região e ex-residentes do Departamento e, desde 1983, reprogramado, como reuniões de atualização, coordenado pelo Professor Salim Moisés Jorge. Desde 2008, sob coordenação da Professora Maria Inez Machado Fernandes, com apoio do CEPP (Centro de estudos e pesquisa pediátricas) do DPP e da Companhia Nestlé, acontece anualmente, com 8 reuniões de atualização sobre temas conflitantes ou emergentes, para pediatras e especialidades afins, com reconhecimento e apoio da Sociedade de Pediatria de São Paulo, desde 2011. Para melhorar a abrangência regional do Curso, houve acordos para apresentação conjunta, em teleconferência, para Universidade Federal de Uberaba.

HC Criança

Imagem conceitual do HC Criança

Em 2015 será inaugurado o HC Criança, com profissionais de diferentes especialidades de maneira integrada para proporcionar atendimento hospitalar interdisciplinar humanizado e de alta complexidade a crianças de 0 a 18 anos. O hospital também impulsionará a pesquisa em saúde da criança e do adolescente.