Patologia e Medicina Legal

Departamento de Patologia e Medicina Legal

Sua história começou em 20 de abril de 1954, quando o Professor Fritz Köberle pronunciou a aula inaugural do primeiro curso de anatomia patológica para os alunos da primeira turma. Atualmente o departamento conta com 10 docentes de Patologia e 3 de Medicina Legal, com atividades entre:

Edifício Prof. Dr. Fritz Köberle, na época da fundação do departamento e atualmente

ENSINO

Graduação

Os cursos da graduação são ministrados aos alunos de Medicina, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Nutrição e Metabolismo, Informática Biomédica e Fonoaudiologia.

Pós-graduação

Em 1970 foi criada a pós-graduação (PG) stricto sensu na FMRP-USP em áreas básicas e clínicas supra-departamentais, credenciando disciplinas voluntariamente oferecidas por docentes de toda a Faculdade. Atualmente o programa tem 18 alunos matriculados em nível Mestrado e 22 em nível Doutorado.

Especialização

É ministrada através de Programa de Residência Médica em Anatomia Patológica para Médicos Residentes do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

EXTENSÃO

SERPAT

Serviço de Patologia de Patologia do HCFMRP-USP – SERPAT

O SERPAT é responsável pela realização de exames de biópsias, citologias e necropsias, além da formação de médicos residentes. O serviço de necropsias atende casos do HCFMRP e Unidade de Emergência, além do Ministério da Saúde, realizando necropsias de municípios pertencentes à Divisão Regional de FMRPUSP Saúde de Ribeirão Preto, através do Serviço de Verificação de Óbitos Regional (SVOR).

CEMEL

Centro de Medicina Legal – CEMEL

O Cemel comporta o Serviço de Necropsias do Instituto Médico Legal da Secretaria de Segurança Pública e o Serviço de Verificação de Óbitos do Interior (SVOI) que é uma Unidade da USP coordenada pelo departamento, realizando cerca de mil necropsias/ano, do município de Ribeirão Preto. O Cemel também realiza exames antropológicos para fins de identificação de ossadas de pessoas desconhecidas, além de prestar serviço de assistência em questões médico-legais a indivíduos e familiares.