Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Departamento de Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Professor Almiro Pinto de Azeredo

O Professor Doutor Almiro Pinto Azeredo foi protagonista de um momento histórico do departamento ao discursar na congregação em 1980. Ele, que chegou à FMRP para fundar o Departamento, em 1959, criar a residência médica e pós-graduação, além de chegar à Vice-Diretoria da FMRP, aposentou-se em 1980, e partiu para os desafios da pós-graduação da UFRJ. Esse discurso marcante se tornou histórico, dentro e fora da FMRP-USP, relembrando os primórdios e os princípios que nortearam os 20 anos iniciais do Departamento e da Instituição. Ele foi publicado na íntegra nos Arquivos Brasileiros de Oftalmologia, sendo até hoje uma referência para postulantes e jovens professores do ensino de Medicina.

Criação do Mestrado em Otorrinolaringologia

Até 1990, os Médicos que desejassem realizar projetos de Pós-Graduação em Otorrinolaringologia, deveriam matricular-se e defender seu Mestrado na Área de Concentração Oftalmologia do Departamento. Após grandes esforços do Professor José Antonio Apparecido de Oliveira, o departamento conseguiu criar seu Mestrado. A primeira defesa de dissertação de Mestrado em Otorrinolaringologia ocorreu em 1991.

Ampliação da Multidisciplinaridade

A vinda da Disciplina de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (2000) e a criação do Curso de Fonoaudiologia da FMRP (2003) trouxeram um crescimento importante para a multidisciplinaridade do departamento, ampliando sua gama de atuação no ensino, pesquisa e assistência, além de proporcionarem a criação de um programa único de Pós-Graduação em Oftalmologia, Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço.