Nutrição e Metabolismo

Curso de Nutrição e Metabolismo

Prof. Dr. Hélio Vannucchi, Primeiro Coordenador do Curso de Nutrição e Metabolismo

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), com 6 décadas de história, é um importante centro de ensino e pesquisa sendo que na área de Nutrição, desde finais da década de 50, foi consolidado um importante centro formador de recursos humanos. A criação do Curso de Nutrição e Metabolismo (CNM) pela FMRP-USP, e a alocação dos docentes em seus diferentes departamentos a partir de 2003 representou um dos frutos dessa frente, tendo como seu primeiro coordenador o Prof Dr Hélio Vannucchi, quem liderou também a comissão responsável por montar o Curso.

Laboratório de Bromatologia

O CNM forma o nutricionista com ampla visão de alimentação e de nutrição, sólida base científica, com profunda compreensão dos processos metabólicos, na condição de saúde e de doença, com conhecimento sobre alimentos, alimentação e dietética, com vistas a atender as necessidades nutricionais da população saudável e as demandas específicas da enfermidade. Considera, no campo de sua atuação, interações do homem com sua alimentação, suas implicações biológicas e as influências objetivas e simbólicas que emergem dos aspectos socioculturais, psicológicos, econômicos e sociais. O Curso oferece 30 vagas anuais, tem estrutura curricular semestral, com duração de 10 semestres. A capacitação técnica e a aquisição de habilidades em Nutrição e Metabolismo demanda do aluno o entendimento de uma visão ampla de alimentação.

Laboratório de Técnica Dietética

Ao longo dos seus 10 anos de existência, o CNM tem sido revisto e reformulado, em um processo contínuo de aprimoramento. Está dividido em três blocos: básico, intermediário e de aplicação. O bloco básico é constituído por disciplinas introdutórias, necessárias para embasar o aprendizado específico, relacionadas ao estudo dos órgãos e sistemas do corpo humano, no que tange à sua forma e funções. O bloco intermediário, caracteriza-se pelo incremento de disciplinas específicas da área de alimentação e nutrição. É voltado ao ensino de propriedades nutricionais e transformações dos alimentos; interação do alimento com o corpo humano nos diferentes ciclos da vida, na atividade física, na promoção da saúde e prevenção e tratamento de doenças, tanto no âmbito individual quanto coletivo; e administração de unidades de produção de refeições.

Estágio no Hospital das Clínicas da FMRP

O último bloco, o de aplicação, consiste em aprendizado prático em serviço, por meio de estágios supervisionados no Complexo do Hospital da Clínicas e em serviços de saúde e de alimentação e nutrição vinculados à Prefeitura Municipal. Os estágios são divididos em três grandes áreas: Nutrição Clínica, Nutrição em Saúde Pública e em Unidades de Alimentação e Nutrição, que ocorrem ao longo do último ano do curso. Nossos alunos saem capacitados a trabalhar em: Hospitais, clínicas especializadas, consultórios, bancos de leite e de alimentos, restaurantes, escolas, creches, academias, clubes, serviços relacionadas a alimentação, centros de ensino e pesquisa, dentre outros.