Museu Histórico

Entrada do Museu

Fruto da motivação antiga de diversos membros da comunidade da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, a instalação de um órgão encarregado de gerir o patrimônio documental da FMRP-USP teve, seu primeiro documento oficial na carta, datada de 16/05/1985, do então estudante de medicina Osvaldo Cardoso Santana Filho ao Diretor Prof. Dr. José Augusto Laus Filho, que solicitava a instalação do Acervo Histórico da FMRP-USP. Escrita por ocasião do 33º aniversário da FMRP, a carta do acadêmico menciona a necessidade da criação do acervo, finalizando com a reflexão “são mais de 30 anos e o tempo por vezes apaga os fatos e as pessoas que fizeram esses momentos. Os materiais se degradam e se perdem; os homens se calam no silêncio último”.

Exposição “Os Símbolos Identitários”, 2008

Em ofício datado de 19/08/85, endereçado ao diretor da FMRP, o Presidente da comissão responsável pela criação do órgão, Prof. Ruy Escorel Ferreira-Santos, já solicitava “as providências necessárias para a designação e destinação de espaço físico para a guarda e catalogação de peças e documentos de valor histórico”.

Em sessão ordinária do Conselho Técnico-Administrativo da FMRP-USP realizada em 11/4/97, foi aprovada a cessão da área física antes ocupada pelo Centro Acadêmico Rocha Lima, para a instalação do MH. Devido à precariedade do supracitado espaço, foram realizadas diligências junto à Unidade, no sentido de disponibilizar recursos para reforma e ampliação do mesmo, ou sua substituição por um espaço mais adequado aos objetivos do Museu.

Exposição “O Instrumento Cientifico: da oficina ao laboratório”, 2010

A aproximação das comemorações pelos 50 anos da FMRP-USP trouxe de volta as já antigas expectativas e, por iniciativa da “Comissão do Museu”, foi solicitado e obtido, junto à Prefeitura do Campus da USP de Ribeirão Preto, a cessão de uma das antigas residências de docentes para a sua instalação.

Atualmente o Museu Histórico está sediado no prédio do Espaço de Cultura e Extensão Universitária – ECEU, localizado na avenida 9 de Julho, na região central da cidade de Ribeirão Preto-SP. Ocupa uma área de 440m2, distribuída em espaço expositivo, guarda de acervo, reserva técnica, higienização, coordenação e pesquisa.

Alunos do curso médico em visita à Exposição “Polifonias do coração”, 2012

O acervo compreende documentos gerados pela unidade, como fotografias (cerca de 10.000 negativos fotográficos e 1.000 positivos) e cerca de 150 equipamentos das décadas de 1950-70. Abriga ainda a coleção “Miguel Rolando Covian” formada pela biblioteca, correspondência e fotografias pertencentes a este professor, fundador do Departamento de Fisiologia. Este material já foi motivo de trabalhos acadêmicos e gerou 4 dissertações de mestrado e atualmente vem sendo motivo de análise por um pesquisador de pós-doutorado. Artigos do professor Covian sobre a Universidade foram reunidos num livro denominado “A Universidade vivida e pensada por Miguel Rolando Covian”. O Museu Histórico organizou também a publicação de dois livros que versam sobre a História da unidade: “FMRP-USP, Primeiros tempos, através dos documentos e pela voz de seus construtores” de autoria dos historiadores José Eduardo Merques Mauro e Arlinda Rocha Nogueira, e “Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – criação e impacto no ensino médico”, de autoria de José Bento Faria Ferraz.