Fonoaudiologia

Curso de Fonoaudiologia

O Curso de Fonoaudiologia foi criado na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, em 2003, em consonância com as suas metas educacionais de sólida formação profissional, científica e humanística. Com o propósito de ampliação de vagas em universidade pública, foi fundado para atender uma demanda do mercado por profissionais fonoaudiólogos com competências e habilidades em diagnóstico e reabilitação, principalmente no âmbito hospitalar.

O perfil do egresso almeja um profissional da saúde, generalista, humanista, crítico quanto ao exercício profissional, em consonância com os princípios ético-filosóficos e político, tendo a sua formação com ênfase no campo clínico-terapêutico fonoaudiológico.

Atividades no Estágio de Atenção Primária

Com duração de 04 anos, o Curso de Fonoaudiologia oferece 30 vagas anualmente em tempo integral. A sua estrutura curricular contém os conteúdos essenciais relacionados às Ciências Biológicas da Saúde, Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas aplicadas às Ciências da Saúde, Ciências Fonoaudiológicas e Práticas Clínicas Supervisionadas. O Curso proporciona uma ampla formação em estágios curriculares e atuação nos níveis primário, secundário e terciário, de atenção à saúde, nas várias áreas da Fonoaudiologia (Audição, Voz, Linguagem, Motricidade Orofacial e Saúde coletiva). Tem como cenários de práticas os Núcleos de Saúde da Família, Escolas Municipais, o Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual de Ribeirão Preto (CIR-HERP), a Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP-USP) e o Hospital das Clínicas (HCFMRP-USP), com seus Ambulatórios Especializados, Enfermarias, Unidade de Emergência, Centro de Reabilitação, Centro Integrado de Estudos das Deformidades da Face, Centro do Respirador Bucal, Centro Especializado de Pesquisa e Reabilitação da Audição e Equilíbrio, Programa de Alta Complexidade em Saúde Auditiva e Programa de Implante Coclear.

Ao longo de sua formação acadêmica, o estudante desenvolve um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), cujos resultados são apresentados no Congresso de Pesquisa do Curso, organizado por docentes e discentes.

Participação em Campanhas Educativas no Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual (CIR-HERP)

Os acadêmicos participam de várias atividades extracurriculares de seu interesse, como em ligas de saúde, campanhas educativas, entre outras ações vinculadas aos serviços de saúde parceiros à FMRP-USP. Têm participado de programas institucionais como Programa Ensinar com Pesquisa, Estímulo ao Ensino de Graduação, Tutoria Científico-Acadêmica, Aprender com Cultura e Extensão, entre outros apoios à permanência e formação estudantil.

Em junho de 2008, os acadêmicos fundaram o Centro Estudantil de Fonoaudiologia (CEFono), órgão de representação máxima dos estudantes de graduação e de pós-graduação. Em novembro de 2011 foi criada a Empresa Júnior, Comunica Fono Junior, que proporciona aos estudantes, a oportunidade de contato com o ambiente empresarial, novos campos de experiência durante a graduação, além da experiência em lidar com a prestação de serviços em ambientes não vinculados à Instituição.

A Internacionalização é uma meta Institucional e os estudantes do Curso participam de intercâmbios acadêmicos em Universidades renomadas, com diversas modalidades de apoio financeiro.