Fisioterapia

Curso de Fisioterapia

O Curso de Graduação em Fisioterapia da FMRP-USP teve sua primeira turma de ingressantes constituída em 2002. Inicialmente a Comissão de Graduação criou uma subcomissão de trabalho que posteriormente se tornaria a Comissão Coordenadora do Curso-COC. Ao longo de 12 anos de existência, 5 gestões contribuíram para implementação e aprimoramento do projeto político pedagógico e cumprimento do desafio de formar Fisioterapeutas generalistas em um Curso de Excelência. A comemoração dos 10 anos do Curso de Fisioterapia da FMRP-USP ocorreu em 2012. As festividades iniciaram já na semana de recepção aos calouros, incluindo palestra sobre o histórico de criação do Curso seguida de apresentação do recém-inaugurado Prédio da Fisioterapia e Terapia e Ocupacional. Nos dias 04 e 05 de outubro de 2012 foi realizado em conjunto com o Curso de Terapia Ocupacional o “1º Simpósio de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Interdisciplinaridade” que contou em sua abertura com palestra ministrada pela Pró-reitora de Graduação e com diversas personalidades que construíram a história do Curso de Fisioterapia da FMRPUSP incluindo o corpo docente, discente e de funcionários.

A integração multiprofissional vem sendo desenvolvida ao longo dos 12 anos de vida do curso favorecida pela convivência com outros 6 cursos de graduação na área da Saúde em cenários de prática diversificados. Formar fisioterapeutas generalistas é uma meta que vem sendo cumprida e aprimorada no decorrer dos anos por meio dos estágios realizados pelos estudantes em diferentes áreas da Fisioterapia dentro do Complexo HCFMRP. Este complexo proporciona a experiência de estágios em todos os níveis de atenção à saúde, incluindo os núcleos de saúde da família (atenção básica), o Centro Integrado de Reabilitação do Hospital Estadual (CIR-HEFMRP) e Centro Saúde Escola-CSE (atenção secundária) e o Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas (CER-HCFMRP), Unidade de Emergência (UE) e enfermarias do próprio HCFMRP (atenção terciária).

No dia 06 de novembro de 2011 foi aprovado o Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional vinculado a área 21 da CAPES. Este programa representa a consolidação de linhas de pesquisa da Fisioterapia e atende uma importante demanda por formação pós-graduada específica da Fisioterapia, inclusive de egressos da FMRP. Sua criação tem favorecido o incentivo histórico oferecido aos alunos de Graduação para sistematização e ampliação do conhecimento, por meio da pesquisa, com integração crescente entre projetos de pesquisa conjuntos de iniciação científica e pós-graduação. Destaca-se o elevado número de bolsas de iniciação científica e pós-graduação de diferentes agências de fomento obtidas pelos estudantes dos Curso de Graduação em Fisioterapia e de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional. No âmbito da graduação deve-se também ressaltar o evento anual, já considerado histórico, onde os estudantes apresentam seus trabalhos de Conclusão de Curso.