CCEx – Comissão de Cultura e Extensão e Extensão Universitária

Missão

Coordenar, no âmbito da FMRP, as atividades culturais e as que “articulam o ensino e a pesquisa de forma a viabilizar a interação transformadora entre a universidade e a sociedade”. Além disso, cabe à CCEx promover a valorização das atividades de cultura e extensão universitária na avaliação de membros da USP, inclusive colaborando no estabelecimento de critérios.

Marcos históricos

1999 – Criação, pela Congregação da FMRP, da Comissão de Cultura e Extensão Universitária pró-tempore e, posteriormente, designação definitiva da Comissão.

eceu

Espaço Cultural de Extensão Universitária (ECEU)

2005 – Resolução CoCEx Nº 5174 cria o Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do Campus de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, visando o “desenvolvimento de atividades culturais e de extensão no campus, com o intuito de integrar as unidades e otimizar os recursos humanos e materiais e cumprir com o papel da extensão da Universidade de São Paulo no que tange a integração Universidade/comunidade”. A CCEx-FMRP participa ativamente deste Grupo.

2008 – mudança da sede para o Espaço Cultural e de Extensão Universitária (ECEU), localizado no centro da cidade de Ribeirão Preto.

2012 – Comemorações dos 60 anos da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto:

Sessão solene da Congregação da FMRP, comemorativa dos 60 anos da Instituição, realizada no Theatro Pedro II

  • Realização, pela CCEx, do “Simpósio de Cultura e Extensão Universitária”, que contou com a participação dos Presidentes das outras Comissões Estatutárias, de Diretores e Presidentes das CCEx de todas as Unidades do Campus e dos Pró-Reitores de Graduação, Pós-graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão e Pró-Reitores Adjuntos de Cultura e de Extensão;
  • Colaboração com a Diretoria e Administração da FMRP na organização da Sessão Solene da Congregação, comemorativa dos 60 anos da Instituição.

Principais Atividades

Gerenciamento e organização de Cursos de Extensão Universitária, de diversas modalidades (difusão, aperfeiçoamento, atualização e especialização) incluindo a Residência Multidisciplinar em Atenção Integral à Saúde.

Participação em programas e projetos da Pró-Reitoria Cultura e Extensão Universitária:

  • A USP e as Profissões (visitas monitoradas e feiras);
  • Aprender com Cultura Extensão (2014: 35 projetos e 54 bolsas para graduandos);
  • Semana de Arte e Cultura;
  • Universidade Aberta à Terceira Idade.