AAARL – Associação Atlética Acadêmica Rocha Lima

A Associação Atlética Acadêmica “Rocha Lima” (AAARL), fundada independente de organizações políticas e religiosas em 1954, tendo Akio Tanaka como primeiro presidente, empenha-se em defender e elevar o nome da “Gloriosa” Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP ao seu merecido lugar: o primeiro no pódio. Trabalha, desde então, para difundir a prática do esporte para seus associados, promover a integração dos alunos, colaborar com o desenvolvimento do esporte universitário e financiar excursões para torneios e campeonatos.

Foram iniciativas iniciais da AAARL, através de financiamento da Diretoria da FMRP e da Câmara dos Vereadores de Ribeirão Preto, a construção do Ginásio de Esportes, da Pista de Atletismo e do Campo de Futebol (Praça de Esportes “Zeferino Vaz”), a arborização do Ginásio de Esportes e de uma praia em torno do lago para recreação – “prainha” – que não existe mais. A entrada progressiva de outros cursos no campus alterou o panorama da AAARL, sendo que na década de 70 o Ginásio já não era mais de utilização única da medicina. Insatisfeita com a crônica falta de espaços para a prática esportiva, almejou-se um projeto audacioso visando a construção de um complexo esportivo próprio para sediar os treinos oferecidos, torneios esportivos e projetos sociais que tentaria solucionar estes problemas. Fundou-se, então, a Comissão Pró-Ginásio em 1986, reformulada e registrada em 2002 como Associação Pró-Ginásio/AAARL.

Além disso, ressalta-se que as atividades da Associação não se restringem à organização de treinamentos e competições, tanto que em 1989 realizouse o I Encontro AAARL de Medicina Esportiva, evento médico-acadêmico tradicional (realizada 14º edição em 2014) que reúne nomes expoentes da área. Em decorrência desta iniciativa, criou-se em 1997 o Núcleo de Medicina Esportiva (NUMESP) com o objetivo principal de divulgar e estudar a medicina esportiva.

A AAARL carrega, assim, o lema de que “o esporte faz amigos e a atlética faz e estuda o esporte”, de modo a proporcionar a participação da “Gloriosa” nas mais tradicionais competições universitárias do estado: InterUSP e intermed. São oferecidas aos alunos da FMRP-USP as seguintes modalidades: futsal, voleibol, handebol, basquete, futebol, judô, caratê, polo aquático, atletismo, beisebol, softbol, tênis de campo, tênis de mesa, xadrez, natação e rugby – além da bateria, a invejável Batesão. A bandeira verde e branca da AAARL tem sido um dos orgulhos de seguidas gerações de estudantes da FMRP.