Incontinência urinária atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades

incontinênciaA incontinência urinária atinge 10 milhões de brasileiros de todas as idades, sendo duas vezes mais comum no sexo feminino, afirma a Sociedade Brasileira de Urologia. É um problema que afeta todas as faixas etárias, mas acomete mais a população idosa.

Para o médico assistente, Luiz Gustavo Oliveira Brito, do Serviço de Cirurgia Ginecologia do HC, “a perda involuntária da urina aparece cada vez mais na população, principalmente em pessoas acima de 50 anos, ocorre em ambos sexos, porém mais comum em mulheres”, afirma.

Em razão da prevalência entre as mulheres, o ambulatório de Uroginecologia do Serviço de Cirurgia Ginecológica do HCRP e a com Associação Brasileira pela Continência B. C. Stuart promovem ação educativa com as pacientes no dia 16 de março, a partir das 11h30, no corredor 1, com entrega de panfletos e orientação ao público sobre a incontinência urinária. Isso acontece porque dia 14 de março se comemora o Dia Mundial da Incontinência Urinária.

A maioria das mulheres acha que a perda de urina após a menopausa e os cinquenta anos é normal; devido a isso muitas não procuram ajuda médica por acreditarem que não há tratamentos efetivos. “A perda da urina atrapalha a qualidade de vida dela, e o que ela desconhece é que isso é uma doença e tem cura, podendo ser melhorada com tratamento apropriado, seja medicamentoso, comportamental, cirúrgico ou através de exercício para a musculatura pélvica e perineal” explica Brito.

Sintomas comuns

A perda involuntária da urina pode vir associada a fazer esforço ou não. Caso a mulher perceba a presença de sintomas de incontinência urinária, a paciente deve procurar um profissional de saúde nos postos de saúde ou um médico especializado (ginecologia ou urologia) para a prevenção e o tratamento.

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP – Imagem: clinicamarantes.com.br

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit