Hospital das Clínicas vai utilizar nova técnica de método contraceptivo definitivo

11042973_401750440002379_4620068378093249285_n

O procedimento dura menos de 10 minutos e vai atender, inicialmente, 200 mulheres.

Uma cirurgia que dura menos de 10 minutos, não precisa de nenhum tipo de anestesia, não precisa de internação, a paciente sai em pouco tempo e no dia seguinte pode voltar às atividades normais. Esta é a técnica que o HC vai utilizar como sendo um dos métodos contraceptivos definitivos oferecidos às mulheres que são pacientes do hospital.

Dez das duzentas mulheres da lista da Divisão Regional de Saúde (DRS XIII) serão as primeiras a serem chamadas para a cirurgia. No dia 27/02, à tarde, as candidatas tiveram uma aula com os profissionais do Hospital e a cirurgia foi marcada para o dia 9/03. Para poderem fazer parte da lista, as mulheres devem ter no mínimo 25 anos ou dois filhos vivos.

O método a ser aplicado pelo HC, a partir de março, é usado em poucos hospitais do país. De acordo com o ginecologista Julio Cesar Rosa e Silva “com a laqueadura tubária por histeroscopia o paciente faz a cirurgia sem necessidade de anestesia e pode ir embora logo depois. Já no dia seguinte pode voltar às suas atividades normais”, explica.

Diferente da laqueadura tubária tradicional, cujo tempo de cirurgia chega a uma hora, necessitando de anestesia geral, internação e tempo de recuperação, a técnica da histeroscopia é feita em menos de 10 minutos. São colocados microimplantes – semelhantes a molinhas – de apenas quatro centímetros, inseridos em cada uma das trompas através do colo do útero pelo equipamento de histeroscopia..

Durante os três meses seguintes a cirurgia, a paciente precisa continuar utilizando métodos contraceptivos. Esse é o tempo necessário para o organismos absorver os microimplantes e tornar uma barreira ao espermatozoide. Depois deste período, a paciente volta ao hospital para uma radiografia e, sendo constado o sucesso do implante, ela pode suspender os outros métodos contraceptivos.

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit