Hospital das Clínicas da FMRP-USP completa 58 anos

FOTO NOTURNA HC 2

O HCFMRP-USP completou, em 30 de junho, 58 anos de existência.

O Superintendente do Hospital das Clínicas, Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá,  manifestou seu  júbilo pelo aniversário, parabenizou  e agradeceu a todos os colaboradores que tanto têm feito pelo engrandecimento do Hospital, tornando-o reconhecido pela  excelência dos  serviços prestados  à população  e pela qualidade dos profissionais formados na Instituição.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP Iniciou suas atividades em junho de 1956, no prédio onde atualmente funciona a Unidade de Emergência. Em pouco tempo fez-se necessária a construção de uma sede própria para absorver as crescentes demandas assistenciais, que foi inaugurada em 1978, ao lado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, no Campus Universitário Monte Alegre, pertencente à USP. É uma Instituição Hospitalar de qualidade comprovada destinada ao atendimento dos usuários do Sistema Único de Saúde – SUS e à formação de profissionais na área da saúde.

Inserido no SUS como referência terciária/quaternária, abrange uma população de cerca de quatro milhões de habitantes atendendo a demanda do DRSXIII de Ribeirão Preto, além dos DRS´s de Franca, Araraquara e Barretos, bem como outras regiões do Estado de São Paulo e até mesmo outros estados e países.

Os programas desenvolvidos no âmbito da Instituição têm como objetivos principais a qualidade da assistência prestada à comunidade, do ensino e da pesquisa desenvolvidos, com respeito à valorização dos Recursos Humanos e com práticas saudáveis ao meio ambiente.

O Hospital das Clínicas moderniza, permanentemente, o seu modelo de gestão tendo como diretriz a melhoria contínua dos processos, de acordo com as políticas públicas de saúde e fortalecendo a assistência terciária que é a sua missão.

A consolidação do HCFMRP-USP como hospital terciário tem sido um grande desafio e para tanto, juntamente com a FMRP-USP e a Fundação de Apoio ao Ensino Pesquisa e Assistência – FAEPA tem estabelecido convênios com a SES para a estruturação de uma rede de serviços de saúde de média/baixa complexidade na região. Esta estratégia permite organizar o fluxo de pacientes e assim, fortalecer a vocação do Hospital para atendimento de casos de alta complexidade. Este processo teve início em 2008, com a inauguração do Hospital Estadual de Ribeirão Preto. Em 2009 foi inaugurado o Centro Estadual de Referência a Saúde da Mulher – MATER e em 2010, o Hospital Estadual de Américo Brasiliense que passaram a integrar o Complexo de Saúde HCRP/FMRP/FAEPA/USP. Ainda, integram o complexo acadêmico e assistencial o Centro de Saúde Escola Ipiranga, os 10 Núcleos de Saúde da Família e a Unidade de Saúde de Cássia dos Coqueiros. No próximo ano serão iniciadas as atividades  no Hospital Estadual de Serrana, que também integrará o Complexo de Saúde.

A importância deste Hospital para a atenção à saúde de toda região de Ribeirão Preto pode ser evidenciada pela variedade de programas e pelo volume dos atendimentos e procedimentos realizados aos pacientes.

Referência: Jornal do Complexo Acadêmico de Saúde – FMRP – HCFMRP – FAEPA

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit