Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo completa, em 2016, 60 anos!!!!

HCFundado em 1956, para servir como campo de ensino e pesquisa para a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP (FMRP-USP), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCFMRP-USP) completa 60 anos de excelentes serviços prestados à população das regiões de Ribeirão Preto, Franca, Araraquara e Barretos, além de outras regiões do Estado e do país, na atenção à saúde, mas também com relevantes   contribuições ao ensino e à pesquisa, especialmente em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, consolidando-se   como um dos mais importantes Hospitais da América Latina.

O HCFMRP-USP, ao longo de sua trajetória, coleciona um elenco de exemplos bem sucedidos. Já nos anos de 1960, foi o primeiro Hospital da América Latina a realizar um transplante de rim com doador cadáver, constituindo-se, atualmente, referência em transplantes de rim, fígado, pâncreas, medula óssea e de córneas, com destaque para a realização do primeiro transplante de células tronco do país, para o tratamento da esclerose múltipla. Além disso, é o pioneiro mundial no tratamento de diabetes mellitus tipo 1, com o uso de células tronco, referência internacional em cirurgia de epilepsia e o primeiro Hospital da rede pública a realizar procedimentos de reprodução assistida.

Desde 1988, mantém vinculação com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do HCFMRPUSP (FAEPA) que, por meio de um convênio de cooperação, autorizado pelo Governo do Estado, a partir de 1994, vem permitindo maior flexibilidade e aperfeiçoamento funcional do Hospital, por meio de apoio técnico, administrativo e financeiro, tendo como objetivo principal o aprimoramento da qualidade dos serviços de saúde prestados à sociedade, em consonância com o trinômio baseado no Ensino, Pesquisa e Assistência.

Atualmente, o Hospital das Clínicas, em parceria com a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e com a FAEPA, é parte de um Complexo Hospitalar de Atenção Integral à Saúde, composto pela sua Unidades no Campus e pela Unidade de Emergência (UE), referências terciária do SUS,  bem como pelo Centro Regional de Hemoterapia (CRH), Centro de Reabilitação (CER), vinculado à “Rede de Reabilitação Lucy Montoro”, Centro Integrado de Reabilitação (CIR), Hospital Estadual de Ribeirão “Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli” (HERibeirão), Centro de Referência Estadual à Saúde da Mulher de Ribeirão Preto – Mater, Hospital Estadual Américo Brasiliense (HEAB), Centro de Saúde Escola “Joel Domingos Machado (CSE/Cuiabá), Centro Médico Social Comunitário de Vila Lobato, 10 Núcleos de Saúde da Família, 4 Unidades Básicas de Saúde, além do Centro Médico Comunitário de Cássia dos Coqueiros. Oferece 704 vagas de Residência Médica em 63 programas, 11 vagas de Residência Multiprofissional em 8 programas, 82 vagas de aprimoramento em 24 programas de áreas não médicas, além de cursos de especialização, formando profissionais de saúde gabaritados, que contribuem para qualificar a rede de serviços de saúde do país. Recebe pacientes oriundos de quatro Departamentos Regionais de Saúde do Estado, que concentra, cerca de 100 municípios, com uma população de, aproximadamente, 4 milhões de habitantes. O Complexo Hospitalar do qual o HC faz parte conta hoje, com 1077 leitos e realiza, diariamente, cerca de, 2.500 consultas, 60 cirurgias, 90 internações, 6 mil exames laboratoriais, 2 mil exames especializados e 500 exames radiológicos e um quadro de profissionais altamente qualificado, que faz a diferença no atendimento prestado à população.

No decorrer dos seus 60 anos, o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto vem se consolidando como referência terciária de qualidade em atenção à saúde da população, mantendo a vanguarda na aplicação de  tecnologia de ponta e no desenvolvimento de novos métodos e programas aplicados à Saúde, constituindo-se motivo de orgulho para Ribeirão Preto e Região.

Referência: Jornal do Complexo Acadêmico de Saúde – FMRP – HCFMRP – MFAEPA

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit