Hospital das Clínicas aumentará a sua capacidade cirúrgica

aumento cirurgias

Em menos de 18 meses, o Hospital das Clínicas passará de 14 mil cirurgias por ano, para cerca de 20 mil. Aumentará em 42% a sua capacidade de resolver problemas cirúrgicos. Talvez nem os números sejam capazes de expressar a importância que essa obra terá para milhares de pacientes, em todo o país, que aguardam na fila o momento para realização das cirurgias.

 Assim que as oito salas estiverem em pleno vapor, o hospital terá capacidade para 1,7 mil cirurgias/mês. Dá para imaginar o tamanho desses números? Em 12 horas diárias de trabalho as equipes poderão operar cerca de 80 pacientes. Serão quase sete operações por hora no Hospital das Clínicas.

Nesta primeira etapa, serão investidos R$ 10 milhões. “Isto tudo vai provocar melhora sensível no atendimento a pacientes que precisam de cirurgia. Vamos reduzir em muito o tempo de espera”, afirma o médico Roberto Cardoso, diretor do Bloco Cirúrgico.

Mas o aumento no volume de cirurgias já será alterado nos próximos meses. Duas das oito salas planejadas entrarão em funcionamento no primeiro semestre de 2014. “Essas duas salas vão permitir mil cirurgias a mais do que realizamos hoje”, explica Cardoso. “As outras seis salas entrarão em funcionamento em 2015″, afirma.

Nesta primeira etapa, além das duas salas cirúrgicas, serão reformadas e ampliadas a central de materiais e leitos de UTI para recuperação, que vão passar dos atuais seis para 10 leitos. Além das obras do Centro Cirúrgico, as obras do HC Criança serão concluídas no primeiro semestre de 2014. O investimento na obra e compra de equipamentos é de R$ 71 milhões. Depois de concluído, o HC Criança terá capacidade para atender 200 mil pacientes por ano.

Segue o Relatório das atividades  do Centro Cirúrgico durante o ano de 2013  -  RELATÓRIO 2013

 

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit