Homenagem ao Prof. Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira

Homenagem-Prof-Dutra-016_0010571Sala de reunião do Conselho Gestor do Câmpus USP Ribeirão Preto recebe nome do professor

Desde o final do mês de agosto, o espaço de reunião do Conselho Gestor do Câmpus da USP em Ribeirão Preto (CORP) passou a se chamar “Sala Prof. Dr. José Eduardo Dutra de Oliveira”. Com mais de 50 anos dedicados à Universidade de São Paulo, o professor Dutra tornou-se referência em nutrologia tanto no Brasil como no exterior. Foram mais de 300 artigos científicos dedicados ao tema e uma legião de discípulos formados, que atuam nas mais diversas regiões do país.

A homenagem não é só pela referência acadêmica do professor, também inclui o seu trabalho para tornar a Fazenda Monte Alegre num verdadeiro Câmpus Universitário. Foi durante sua gestão como Coordenador do Câmpus, em 1981, então vinculada à diretoria da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP), que foi instalada oficialmente a Coordenadoria e o Conselho do Câmpus da USP em Ribeirão Preto. A Coordenadoria congregou representantes de todas as Unidades de Ensino até então existentes e, ainda, possibilitou a expansão do Câmpus.

Entre as várias contribuições do professor Dutra como coordenador, há uma facilmente perceptível a todos que visitam a USP Ribeirão: a imensa área verde do Câmpus. A partir de uma proposta do professor Dutra, foi elaborado pelo Fundo de Construção da USP, o primeiro projeto de Reflorestamento do Câmpus, uma área devastada por anos de exploração da terra, com o plantio de milhares de pés de café que remonta ao final do século retrasado.

Segundo o professor Osvaldo Luiz Bezzon, prefeito do Câmpus, a proposta de homenagem a Dutra dispensou parecer dos membros do CORP e agradeceu ao professor por “emprestar o nome” à sala do CORP. Já o diretor FMRP, Carlos Gilberto Carlotti Junior, lembrou que o professor Dutra dispensa apresentações, “pelo que representou e, ainda, representa para a Unidade, para a USP, em especial para o Câmpus de Ribeirão Preto. Da sua visão futurista de professor, tanto como médico como gestor público. Também caráter ecológico numa época em que quase não se falava”.

Escolhido para falar em nome do Conselho Gestor do Câmpus, o professor Ignácio Maria Poveda Velasco, diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) e Presidente do Conselho, fez um paralelo entre a vida profissional e pessoal do professor Dutra e a música “Coração de Estudante”, do compositor Milton Nascimento.

Falou dos anos de amizade, admiração e reconhecimento que todos cultivam pelo professor, “pessoa excepcional e de sensível preocupação com o verde, cidadão responsável de profundo envolvimento para tornar a vida das pessoas melhor”. O professor Poveda ressaltou o papel da esposa do homenageado, D. Maria Helena, seus cuidados e sua importância.

Ao se manifestar, depois de tantos anos recebendo homenagens, que se estenderam até ao exterior, o professor Dutra ainda se emocionou ao agradecer as palavras dos profissionais e amigos presentes. Ele recordou sua carreira na FMRP, na USP e sua visão de mundo e ainda reclamou da falta de humanismo nas ações de muitos profissionais. “Toda minha vivência e experiência se traduziram na implantação de novas ideias e na possibilidade de transformação social”.

Referência: Portal de Informações da USP / Ribeirão – Por : Rita Stella
Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit