Um novo e moderno portal para a FMRP

O novo Portal de internet da FMRP, tecnicamente contemporâneo, seguro, eficiente e melhor estruturado, está disponível desde 06 de setembro de 2013. Ele foi planejado dentro de modernos conceitos de portais da internet, buscando maior facilidade de acesso pelos usuários e atualizada concepção visual e design. O portal está diponível em três idiomas (Português, Inglês e Espanhol), produzido em formato 16:9 (padrão utilizado pela maioria dos novos monitores de vídeo e notebooks), atualizado com os princípios técnicos estabelecidos pelo Webometrics (instituição internacional que utiliza a internet para realizar avaliações de hospitais e universidades), e permite integração com as redes sociais mais conhecidas. Para tanto, a infraestrutura que provê este serviço exigiu significativo investimento em hardware e software.

O Portal Web da FMRP-USP que vinha sendo utilizado, era baseado em arquitetura LAMP (Linux-Apache-MySQL-PHP) e estava hospedado em um único servidor virtual, compartilhado com um conjunto de aproximadamente outros 85 (oitenta e cinco) websites institucionais independentes, um ambiente gerenciador de conteúdo (Joomla!), e um software gerenciador de bases de dados (MySQL).

A moderna concepção do novo Portal o desvincula dos demais serviços oferecidos, principalmente em nível de hospedagem internet, de modo a garantir maior facilidade de acesso aos seus usuários, e provendo um ambiente web com alta disponibilidade. Ele foi desenvolvido com base em plataforma semântica gratuita para o gerenciamento de conteúdo web (WordPress), com capacidade de promover o acesso ao Acervo Digital da FMRP-USP, oferecendo acesso seguro à Intranet para seus usuários, conexão com as bases de dados já utilizadas na hospedagem através do software Opensource MySQL e integração com o Sistema Gerenciador de Bases de Dados SAP/Sybase ASE, local que recebe a replicação dos dados corporativos referentes à unidade (Sistemas FMRP). Ele também contempla os sites das Comissões de Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa, Cultura e Extensão, Relações Internacionais e do CAEP.

Além dos modernos aspectos técnicos e características visuais, esse novo portal incorpora algumas novidades, que incluem:

1) mapa interativo detalhado das vias de acesso a cada um dos prédios da FMRP, HCFMRP, FAEPA e Unidades de Saúde do Complexo Acadêmico de Saúde, a partir da informação do local de origem do usuário (endereço ou  cidade) e seu local de destino;

2) nova abrangente intranet, com maior controle de acesso, e melhor concepção estrutural e visual, que estará disponível nas próximas duas semanas;

3) acesso do egresso ao software do sistema de egressos, para atualização do seu contato com a FMRP;

4) espaço reservado para inclusão de recentes notícias institucionais;

5) ampliação do conjunto de informações institucionais, consoante com política de transparência de informações à sociedade, o que inclui também relatórios de gestões anteriores da FMRP e suas fontes de financiamento;

6) extenso conjunto de imagens institucionais, incluindo FMRP, Campus da USP de Ribeirão Preto, Unidades de Saúde do Complexo Acadêmico de Saúde e fotos históricas;

7) acesso rápido a um volume maior e mais estruturado de links potencialmente de interesse dos usuários institucionais;

8) estrutura amigável aos mecanismos de busca de sites, como o Google e o Yahoo, bem como facilitação das tarefas de análise e gestão das funcionalidades do Portal;

9) atualização das informações das diferentes páginas do Portal pelos servidores dos diferentes setores da FMRP, sem necessidade de participação de profissionais especializados em informática.

A dimensão das modificações que envolvem o presente projeto de aperfeiçoamento do Portal da FMRP pode ser mensurada pelo número de páginas existentes, enquanto o antigo tinha no total aproximadamente 200, o novo portal supera 700.

Prof. Dr. Gilberto Carlotti Júnior

Diretor da FMRP