HCFMRP-USP tem uma das melhores práticas de gestão de risco e de segurança do paciente do país

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Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto obteve, em 2014, uma das  melhores notas em gestão de risco e segurança do paciente, entre as 215 instituições hospitalares que participam da Rede Sentinela. Pelo segundo ano consecutivo, o Hospital fica no topo do pódium, com 36,61 pontos dos 37 possíveis. A nota foi divulgada pela ANVISA em agosto.

O relatório indica que a  Rede Sentinela avaliou cinco itens: medicamentos usados no hospital, uso de equipamentos, uso de hemoterápicos, ações de melhoria no hospital, gestão de risco, qualidade e treinamento dos profissionais. Esses indicadores mostram o quanto o hospital se preocupa com a segurança dos serviços prestados à população, afirma a  gerente de Monitoramento de Risco da Vigilância Sanitária da ANVISA, Patrícia Fernanda Toledo Barbosa.

A seguir, entrevista com a gerente de risco do HCFMRPUSP, Andréa Cristina Soares Vendruscolo.

JH – O que significa para o paciente do HC ser atendido por um hospital que recebe 36,61 pontos na gestão de risco e segurança do paciente?

Andréa - Significa que o paciente está recebendo atendimento em uma instituição de saúde que se preocupa com a qualidade e segurança dos produtos que utiliza, através da vigilância pós-comercialização de materiais, medicamentos, equipamentos e saneantes, além de contribuir com a vigilância de produtos para a saúde no território nacional mediante repasse de informações para a ANVISA. Também, estamos em constante vigilância dos processos assistenciais, implementando barreiras a fim de torná-los cada vez mais seguros.

JH – Esse resultado tem algum significado no resultado final do atendimento ao paciente? Como?

Andréa - Sim, pois a partir da melhoria dos processos de aquisição, correção de não conformidades, investimento em capacitação dos profissionais e implementação de barreiras de segurança nos processos assistenciais podemos reduzir os eventos adversos, proporcionando ao paciente um atendimento com qualidade e segurança.

JH- Qual a meta para 2015?

Andréa - A meta é continuar fortalecendo e ampliando as ações de segurança e qualidade no atendimento ao paciente, inclusive com a inserção do tema, pela sua relevância, no planejamento estratégico. Para obter resultados positivos é fundamental o engajamento dos profissionais, pacientes e acompanhantes nas ações de vigilância assistencial. Além disso, é imprescindível fortalecer parcerias, somamos conhecimento, integramos as ações e aproximamos cada vez mais a teoria da prática e, com certeza, é isso que faz toda a diferença! Estamos aqui para uns cuidarem dos outros e todos cuidarem da segurança do paciente.

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

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