HCFMRP-USP inaugura a Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) Ambulatorial

Logo UPC2

Foi inaugurada no dia 17 de fevereiro a Unidade de Pesquisa Clínica (UPC) Ambulatorial do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP.

A UPC faz parte da Rede Nacional de Pesquisas Clínicas (RNPC) e participa dos estudos cooperativos nacionais patrocinados pelo Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde. Sua missão é fornecer suporte para que pesquisas em seres humanos realizados no âmbito do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – HCFMRP-USP estejam em conformidade com as normas nacionais e internacionais de Boas Práticas em Pesquisa Clínica. Sua Política de Qualidade visa promover as condições adequadas para o desenvolvimento dos Projetos de pesquisa clínica com a confiabilidade e melhoria continua dos processos; atender os Princípios de Boas Práticas em Pesquisa Clínica (BPPC – Good Clinical Practice/GCP); apoio logístico para execução de protocolos de pesquisa; fornecer infraestrutura para pesquisa clinica; apoio administrativo; orientação para captação de recursos financeiros e capacitação de recursos humanos.

A finalidade da UPC Ambulatorial é oferecer infraestrutura para os atendimentos de pesquisas acadêmicas nas diversas especialidades médicas e para o desenvolvimento de protocolos patrocinados pela indústria farmacêutica.

Atualmente, conta com área física de 77,49m2, incluindo cinco consultórios médicos, quatro para atendimento geral e um para atendimento ginecológico, uma sala de coleta e uma sala de medicação, além de uma equipe formada por dois auxiliares de enfermagem, uma enfermeira e duas escriturárias.

O objetivo das novas instalações é proporcionar maior agilidade às pesquisas realizadas no âmbito da FMRP-USP e HC-FMRP, em consonância com as normas mais rigorosas das agências regulatórias mundiais.

Com infraestrutura adequada, o novo espaço proporcionará a integração do eixo pesquisador, empresa e instituição e visa o atendimento de participantes de pesquisa.

A unidade funcionará, inicialmente, de segunda a sexta-feira, das 7 às 18h, ramal: 5538.

Participaram da solenidade de inauguração do Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá, Superintendente do HCFMRP-USP, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Jr, Diretor da FMRP-USP, Prof. Dr. José Alexandre de Souza Crippa, Coordenador da UPC, Profª Drª Marisa Márcia Mussi Pinhata, Vice-Coordenadora da UPC e Presidente da Comissão de Pesquisa do HCFMRP-USP, Prof. Dr. Geraldo Duarte, Diretor Científico da FAEPA, Prof. Dr. Benedito Carlos Maciel, Diretor do Departamento de Atenção à Saúde do HC, Prof. Dr. Eduardo Barbosa Coelho, Coordenador da UPC exercício 2007 a 2011, Prof. Dr. Fernando de Queiroz Cunha, Presidente da Comissão de Pesquisa da FMRP-USP, Profª Drª Maria de Lourdes Veronese Rodrigues, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão da FMRP-USP, Dr. Tales Rubens de Nadai, Diretor Geral do Hospital Estadual de Américo Brasiliense, professores da FMRP-USP, funcionários do HC e da FAEPA, entre outros.

Referência: Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde – FMRP – HCFMRP – FAEPA