HC recebe aparelho Bilirrubinômetro AG batizado em homenagem ao Prof. Athur Gonçalves (FMRP-USP)

3104Cerimônia aconteceu no Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto com a presença da diretoria da instituição, médicos e funcionários do hospital.

A Olidef, indústria de equipamentos médico hospitalares, realizou em  24/03, a doação de um bilirrubinômetro ao Departamento de Puericultura e Pediatria do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto. O equipamento, que contou com financiamento da Finep, utiliza tecnologia pioneira no mercado mundial e foi desenvolvido com apoio do professor titular aposentado da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Arthur Lopes Gonçalves.

O projeto do Bilirrubinômetro AG, batizado em homenagem ao professor, teve início em 2006 e ilustra uma parceria de sucesso entre a universidade e o mercado. “Entendemos a dificuldade que existe em viabilizar iniciativas com esta e temos que comemorar e torcer para que se repitam”, afirmou o superintendente do HC, Benedito Carlos Maciel.

Para o presidente da Olidef e do Grupo JP, André Ali Mere, a doação do equipamento representa o êxito de um projeto inovador que teve origem no ambiente científico e de extensão universitária da Faculdade de Medicina e do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e progrediu para o mercado. “Essa cooperação com a Olidef é de longa data. Avalio como de extrema importância a parceria da universidade com a indústria”, afirmou o prof. Arthur Gonçalves.

O Bilirrubinômetro AG, mede com precisão de forma minimamente invasiva a taxa de bilirrubina no organismo em recém-nascidos, é útil para investigar e acompanhar alterações hepáticas, icterícia e outras suspeitas. Bilirrubina em excesso em recém-nascidos pode causar danos cerebrais, perda auditiva, problemas com os músculos que movem os olhos, anormalidades físicas e até a morte.