FAEPA completa 25 anos de atividades

FAEPA 25 ANOSA Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência (FAEPA) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo realizou, no último dia 13 de setembro, uma solenidade comemorativa pelos 25 anos de sua fundação.

A cerimônia foi realizada no Centro de Convenções Ribeirão Preto e contou com a presença do Prof. Dr. Sandro Scarpelini,  Diretor Executivo da FAEPA, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior,  Diretor da FMRP-USP, Presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas e Presidente do Conselho de Curadores e de Administração da FAEPA,  Prof. Dr. Marco Antonio Zago,  Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade de São Paulo,  Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá,  Superintendente do HCFMRP-USP,  Sr. Ronaldo Dias Capeli, Diretor do Departamento Regional de Saúde de Ribeirão Preto – DRS-13, também representando o Dr. David Uip, Secretário de Estado da Saúde, Sr. Dorival Luiz Balbino de Souza, Presidente do Conselho Consultivo da FAEPA,  além do  Prof. Dr. Geraldo Duarte, Diretor Científico da FAEPA, Profa. Dra. Maria das Graças Bonfim de Carvalho,  Diretora da Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão da USP, Prof. Dr. Ignácio Maria Poveda Velasco, Diretor da Faculdade de Direito de Ribeirão da USP,  Prof. Dr. Sérgio de Albuquerque, Diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, ,ex diretores executivos da FAEPA, chefes dos departamentos, membros docentes da FMRP-USP, funcionários da FAEPA e Hospital das Clínicas.

Durante o evento, Prof. Dr. Sandro Scarpelini  afirmou que a FAEPA vem cumprindo ao longo desses 25 anos a sua missão de dar apoio à assistência, ensino e pesquisa na área da saúde. Enfatizou que 70% das atividades da Fundação são destinadas a assistência. Esse crescimento ocorreu em razão dos convênios firmados com o Governo do Estado para a gestão de três hospitais. A área de ensino é a segunda, com cerca de 20% e, em terceiro, a pesquisa, com aproximadamente 10%.

O Professor Scarpelini  enfatizou que o convênio com Governo do Estado para administração  de três hospitais é o que colocou a FAEPA em outro patamar, contribuindo muito para o seu rápido crescimento. Praticamente  duplicou-se o número de funcionários, de orçamento e de atividades  de seis anos para cá. Em 2008, com o HERibeirão (Hospital Estadual de Ribeirão Preto “Prof. Dr. Carlos Eduardo Martinelli”), em 2009 com o CRSMRP-MATER (Centro de Referência da Saúde da Mulher) e em 2010 com o HEAB  (Hospital Estadual  Américo Brasiliense).

Na área da pesquisa, a FAEPA trabalha em várias frentes. A principal delas é o programa de apoio financeiro aos pesquisadores que atuam no âmbito do HCFMRP-USP e da FMRP-USP, para aplicação de verba na execução de projetos de pesquisa, o que beneficiou nos últimos três anos cerca de 600 solicitantes (200 solicitantes por ano),  totalizando um investimento médio anual de R$ 500 mil.

A ampliação das atividades da FAEPA na área de ensino permitiu que a Faculdade de Medicina de Ribeirão e o Hospital das Clínicas disponham hoje, de um conjunto de cenários para o ensino de graduação, pós-graduação e formação de profissionais de saúde com diferentes níveis de especialização.

Uma história marcada por desafios, trabalhos e conquistas

A Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo – FAEPA foi instituída em 1988, com a finalidade especial de colaborar com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, objetivando a implantação de mecanismos gerenciais e projetos que permitissem agilizar o aprimoramento da instituição hospitalar.

Em 1993, as normas para a implantação de ações conjuntas entre a Fundação e o HCFMRP-USP foram formalmente expressas em Convênio de Cooperação, devidamente aprovado pelo Governo do Estado de São Paulo, o qual tem sido renovado a cada cinco anos. Com amparo neste convênio, processa e gerencia o faturamento dos serviços médico-hospitalares prestados no âmbito do HCFMRP-USP, bem como integra ajustes celebrados com o objetivo de promover programas estratégicos para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde e o desenvolvimento das ciências da saúde.

Nos últimos cinco anos, a Fundação aumentou a sua participação em projetos direcionados a estruturação da rede de saúde em Ribeirão Preto e Região. Neste contexto, na atenção secundária, destaca-se a participação em convênios celebrados com a Secretaria de Estado da Saúde e o HCFMRP-USP, para gerenciamento dos recursos financeiros de três hospitais vinculados à Secretaria, todos, até 2012, sob a gestão do HCFMRP-USP: – Hospital Estadual de Ribeirão Preto, inaugurado em 2008, ao qual, em 2009, foi incorporado um serviço de reabilitação contemplando fonoaudióloga, fisioterapia e terapia ocupacional; – Centro Estadual de Referência da Mulher-Ribeirão Preto-MATER, a partir de 2009; e Hospital Estadual Américo Brasiliense, a partir de agosto de 2011, o qual conta com um Ambulatório de Especialidades Médicas.

No quarto trimestre de 2012, a Secretaria de Estado da Saúde, o DRS XIII, o HCFMRP-USP e a FAEPA concluíram o plano assistencial a ser desenvolvido em uma estrutura física, composta por três pavimentos, construída em área anexa ao Hospital Santa Casa de Serrana. Com isso, a Fundação finalizou os projetos executivos e a licitação para as necessárias adaptações do local. A execução da obra deverá ocorrer no período de janeiro de 2013 a maio de 2014. O novo hospital – Hospital Estadual de Serrana – atenderá as áreas de Clínica Médica, Cirurgia, Neurologia e Psiquiatria para retaguarda dos pacientes atendidos no HCFMRP-USP-Unidade de Emergência. Essa estratégia deverá permitir que a Unidade utilize a sua capacidade de atendimento efetivamente para as urgências emergências, como os casos de Ortopedia, minimizando o estrangulamento da rede nessas áreas.

Ressalta-se, que a estruturação da rede tem permitido estabelecer a referência e a contrarreferência de pacientes entre as Unidades, em consonância com o grau de complexidade dos casos e com protocolos clínicos definidos pelas especialidades, garantindo maior resolubilidade das ações e a integralidade da atenção à saúde.

Com a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio de sua Secretaria da Saúde, a FAEPA integra dois Convênios com alcance na atenção ambulatorial primária e secundária para a população do Distrito de Saúde Oeste de Ribeirão Preto. O mais antigo, mantido desde 2001, trata do gerenciamento de núcleos de saúde da família.

No âmbito Municipal, participa, ainda, de ajuste com a Prefeitura de Altinópolis, com o objetivo de criar ou expandir campo de estágio a Médicos Residentes nos níveis primário e secundário, desenvolvendo processos de ensino, pesquisa e extensão de serviços à comunidade, naquela cidade.

Paralelamente às atividades consolidadas no eixo de assistência integral à saúde, a Fundação tem disponibilizado a sua infraestrutura gerencial para viabilizar a participação das entidades apoiadas, em especial o Hospital das Clínicas da FMRP-USP e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto – USP, em projetos voltados ao desenvolvimento da pesquisa científica, mediante acordos celebrados com as agências financiadoras instaladas no País e no exterior, como a FINEP, a OrganizaçãoPan-America da Saúde-Organização Mundial da Saúde,  National Institute of Child Health and Human Development, bem como com instituições privadas.

Ao longo de seus quase 25 anos de existência, a FAEPA obteve o reconhecimento por sua atuação como entidade de interesse público, validado por meio de várias certificações. A etapa mais recente deste processo, ocorrida em março de 2011, foi a sua qualificação como Organização Social.

Assim, em sua trajetória em parceria com o HCFMRP-USP e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP, a Fundação consolidou as suas atividades de apoio a programas de promoção, de preservação e de assistência à saúde, bem como ao desenvolvimento de projetos no campo do ensino e da pesquisa de alcance nacional e internacional, preocupando-se, sempre, com o bem estar físico, social e intelectual da população.

Revista comemorativa em alusão ao 25º aniversário da FAEPA: REVISTA FAEPA 25 ANOS

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit