Faculdade de Medicina vai inaugurar Laboratório de Simulação “LabSim”

GEDSC DIGITAL CAMERA

A Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto inaugurará o Laboratório de Simulação “LabSim” no próximo dia 10 de abril. A Simulação é uma técnica de ensino de metodologia ativa, permitindo treinamento de habilidades com manequins computadorizados semelhantes aos humanos, nos quais os alunos têm a oportunidade de simular atendimentos próximos aos reais e vivenciam experiências de atendimento em ambiente controlado, que os prepara para o exercício profissional responsável, sem colocar em risco a vida e a saúde de pacientes reais.

O LABSIM está estruturado de forma flexível, de modo a ser adaptado para o treinamento de diversos cenários, para os diversos cursos da FMRP. A nova estrutura está localizada no Laboratório Multidisciplinar da FMRP-USP e conta com 10 salas, sendo 2 de alta fidelidade e está progressivamente congregando os simuladores já existentes na Faculdade, além de incorporar novos equipamentos. O LABSIM recebeu fomento do Programa PRO-INOVALAB da USP para aquisição de equipamentos, que foram complementados pela Diretoria da FMRP, que também foi responsável pela reforma da estrutura física.

A nova estrutura irá otimizar o uso dos simuladores, zelando pela sua manutenção. Os desafios agora se voltam para a capacitação docente e o incremento do uso da técnica nos diversos cursos oferecidos pela FMRP.

Referência: Jornal do Complexo Acadêmico de Saúde – FMRP – HCFMRP – FAEPA