Equipe da Endocrinologia Pediátrica da FMRP-USP é premiada no Congresso da Sociedade Europeia de Endocrinologia Pediátrica

Premiaçao ESPE 2015  IMG_4688 - Cópia

O trabalho “Ontogeny of the synchronization between adrenal clock genes,adrenal steroidogenesis-related genes and the circadian rhythm of the HPA axis in rats”, desenvolvido por Silvia Ruiz, Clarissa Martins, Margaret Castro, Sonir Antonini, Edson Martinez e Ayrton Moreira, pesquisadores dos Departamentos de Clinica Médica, Puericultura e Pediatria e Medicina Social da FMRP-USP, recebeu o prêmio President Poster Award e foi selecionado entre os melhores trabalhos científicos,  dentre os 1250 apresentados no Annual  Meeting da European Society for Paediatric Endocrinology, ESPE 2015, em 13 de outubro passado, em Barcelona, Espanha.

O trabalho premiado é parte da tese de doutorado de Silvia Ruiz, aluna de pós-graduação do programa da Clínica Médica, sob a orientação do Prof. Ayrton Moreira. O estudo avaliou a ontogenia dos “clocks genes’’ (genes do relógio) na adrenal e suas correlações com o ritmo circadiano da corticosterona no rato, e integra a linha de pesquisa sobre a fisiologia e os  mecanismos fisiopatológicos das doenças do eixo hipófise – adrenal, desenvolvida  durante 35 anos pelo grupo de pesquisadores da FMRP-USP, e contou com o apoio da FAPESP.

Foto dos autoresIMG-20151004-WA0006

Referência: Prof. Dr. Ayrton Custódio Moreira, Chefe da Divisão de Endocrinologia e Metabologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

 

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit