Em entrevista, Drª Juliana Feres esclarece dúvidas sobre o cuidado com a pele durante o inverno

juliana-idalgo-300x200

A médica dermatologista do AME Américo Brasiliense, Dr.ª Juliana Idalgo Feres, esclareceu em uma entrevista algumas questões com relação ao cuidado com a pele durante o inverno, a estação que tem início neste mês de junho.

Confira a entrevista:

Por que no inverno a pele fica mais ressecada?

O clima fica mais seco e diminui a umidade do ar. Além disso, temos o hábito de tomar banhos mais quentes e demorados, o que também retira a camada hidrolipídica (hidratante natural produzido pelo organismo) que protege a pele.

Somente a área do rosto sofre com o ressecamento?

A pele do corpo, os cabelos, unhas e lábios também sofrem os efeitos das mudanças climáticas. Por outro lado, aqueles que tem pele oleosa na face podem apresentar aumento da oleosidade e, até mesmo, uma piora de algumas doenças como dermatite seborreica (descamação localizada ao redor do nariz, nos supercílios, atrás das orelhas e no couro cabeludo).

Como evitar o ressecamento?

Algumas dicas simples são essências para o cuidado da pele no verão:

  • Evite banhos quentes e muito demorados; evite se ensaboar demais e usar buchas
  • Use o hidratante logo após o banho, pois ajuda na penetração do creme.
  • É importante usar hidratantes labiais para evitar rachaduras.
  • Use filtro solar diariamente.
  • Atenção redobrada com ingestão de líquidos e alimentação

A pele oleosa também precisa de cuidados? Como usar hidratantes corporais sem deixar a pele com aspecto “gorduroso”?

A pele oleosa precisa sempre de cuidados. A prioridade são os produtos em géis, de preferência oil free. Evite hidratantes comuns no rosto e nas áreas de maior oleosidade (como o tórax). Lembre-se que cada paciente é um paciente. Siga as orientações do seu dermatologista e evite uso de produtos sem orientação médica.

Quais outros cuidados podemos ter com a pele além do uso de hidratantes?

Mesmo com a menor exposição solar não podemos nos esquecer do uso diário filtro solar, pois mesmo nos meses com menores temperaturas, os raios solares continuam provocando danos como manchas e envelhecimento da pele.

Como cuidar da pele com acne?

A pele com acne tende a ser uma pele oleosa e inicialmente devemos ter os mesmos cuidados que citamos acima, evitando uso de produtos oleosos e outros estímulos à oleosidade como lavagens excessivas e uso de água quente. Como o período do inverno favorece o uso de ácidos e peelings, essa é uma boa hora para quem não iniciou o tratamento buscar um Dermatologista.

Quais produtos auxiliam no tratamento da pele e podem ser usados por qualquer pessoa?

As orientações de banho, alimentação e cuidados para hidratação de pele são cuidados que qualquer pessoa deve ter. Quanto ao uso de cremes e outros procedimentos estéticos a história é um pouquinho diferente. Cada paciente é um paciente. O que funciona para um pode não funcionar da mesma maneira para o outro, então siga sempre a orientação de seu Dermatologista.

Como também manter cabelos e unhas em dia na estação mais fria do ano?

Para o couro cabeludo também devemos evitar a água muito quente e banhos longos, que machucam o couro cabeludo e retiram a oleosidade natural. Em alguns casos, o organismo entende que é preciso repor essa ausência de oleosidade, deixando os cabelos com aquele aspecto engordurado.

Utilizar shampoo e condicionador de boa qualidade, evitando produtos oleosos na área do couro cabeludo são as melhores opções para manter os fios saudáveis no inverno. Não é recomendado dormir com os cabelos molhados.

Já para as unhas a mudança climática pode gerar descamação e até quebra. O contato com a água (quente ou fria), o manuseio de produtos de limpeza e o uso da acetona pioram o quadro. A solução é investir em hidratantes ou ceras para cutículas. E não se esqueça das luvas na hora de lavar a louça.

Existem receitas caseiras que ajudam na hidratação?

Eu diria para ter muito cuidado com as receitas caseiras. A melhor receita é seguir as orientações de seu dermatologista.  Nada de inventar poções mágicas de beleza!

Alimentação e água são fundamentais? Por quê?

Manter a ingestão de água é extremamente importante para manter a hidratação da pele e de todo o organismo. Um corpo hidratado apresenta uma pele macia e elástica. Acostume-se a comer legumes, hortaliças e frutas, esses alimentos são fontes de vitaminas e minerais que auxiliam para uma pele mais saudável.

Quais procedimentos estéticos podem ser feitos no inverno? Quais a senhora recomenda e por quê?

Devemos aproveitar para intensificarmos os tratamentos das  manchas, cicatrizes, estrias e rugas, pois esta é a melhor estação do ano para realização de tratamentos mais invasivos como uso de ácidos, peelings e lasers, pois com a temperatura mais amena a recuperação da pele é melhor e os resultados também!

Não se esqueça de cuidar da sua pele! Ela é o seu cartão de visita! Consulte um dermatologista especializado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia que é o profissional mais capacitado para realizar esses tratamentos e o seu seguimento. Cuide da sua pele com segurança!

Referência: Assessoria de Imprensa HEAB – Por: Cássio de Paula

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit