Dr. Assirati é homenageado durante o VI encontro dos Discípulos da Divisão de Neurocirurgia do HC

No dia 21 de fevereiro, durante o VI encontro dos Discípulos da Divisão de Neurocirurgia do Hospital das Clínicas, que aconteceu no Espaço de Eventos do Bloco Didático da FMRP-USP, foi prestada uma homenagem ao Dr. João Alberto Assirati Júnior, atribuindo o seu nome a uma das salas de aula do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP.

O  Dr. Assirati  nasceu na “cidade das rosas” em agosto de 1942.  Em Jaboticabal iniciou seus estudos no Grupo Escolar Antonio José Pedroso e concluiu os Cursos Ginasial e Colegial no Ginásio Estadual “Dr. Aurélio Arrobas Martins”.  Ingressou na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto em 1962, onde concluiu o Curso Médico em 1967.

No ano de 1968 iniciou a Residência Médica em Neurocirurgia no Hospital das Clínicas.  Em 1969 casou-se com  a Senhora Maria José Salvador Assirati e decidiu continuar sua formação neurocirúrgica nos Estados Unidos.  Nos anos de 1969-1970, efetuou o Internato Cirúrgico no Elmhurts General Hospital e  Mount Sinai Hospital, na cidade de Nova Iorque.  Em seguida efetuou Residência Médica em Neurocirurgia durante os anos de 1970 a 1972, no Jackson Memorial Hospital da Universidade de Miami.

Após a Residência em Neurocirurgia fez Residência em Neurologia durante os anos de 1972 a 1974, no Hospital Universitário da Universidade de Alabama, em Birmingham.  Após o término da residência, efetuou fellowship em Neurocirurgia no Christ Hospital, no Mayfield Neurological Institute, em Cincinatti, nos anos de 1974 a 1975. O Christ Hospital foi fundado pelos Drs. Frank Mayfield e Joseph Evans, que provavelmente poucos conhecem. Foi lá, em 1974, que foi construído o suporte de cabeça de Mayfield, que certamente todos os neurocirurgiões conhecem.  Neste hospital o Dr. Assirati teve como orientadores os Drs. Thoralf Sundt e John Tew Jr., que em 1976 foram co-fundadores da Secção de Cirurgia Cerebrovascular da American Association of Neurological Surgeons and do Congress of Neurological Surgeons.

Nos anos de 1975 a 1976, o Dr. Assirati efetou fellowship em Neurocirurgia na Lahey Clinic, em Boston, onde teve como um dos orientadores o Dr. Fager, com quem teve a oportunidade de se aprimorar no tratamento das doenças raquimedulares. Estes ensinamentos foram  posteriormente transmitidos a todos os residentes que foram treinados pelo Dr. Assirati.

Na volta ao país a família já havia aumentado com a vinda dos filhos Frederico e Claudio foi quando retornou ao Hospital das Clínicas e iniciou sua participação na Divisão de Neurocirurgia do HCFMRP, em 1976, trabalhando como voluntário.

Posteriormente, em 1978, já no HC Campus, ingressou na Divisão de Neurocirurgia como Médico Assistente do Hospital das Clínicas, cargo que ocupou até a sua aposentadoria, em 2013.

Sempre atento às necessidades da Instituição, em 1980 o Dr. Assirati efetuou um fellowship em Cirurgia Funcional no Toronto General Hospital sob a orientação de um dos expoentes da área, o Dr. Ronald Tasker.

Novamente em busca de novos conhecimentos embarcou num ambicioso projeto de implantar a cirurgia da epilepsia no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto e para isso, em 1989, estagiou na Cleveland Clinic Foundation, sob orientação do Dr. Issan Awad, com quem se aperfeiçoou na cirurgia dos pacientes com epilepsia.  Após anos de planejamento e treinamento dos envolvidos, em 1995, o Centro de Cirurgia de Epilepsia tornou-se realidade e o Dr. Assirati colaborou com os colegas neurologistas nesta implantação tratando os primeiros pacientes. Posteriormente, outros colegas passaram a participar do projeto.

Sem se afastar da sua vocação e dedicação ao tratamento do pacientes neurocirúrgicos, o Dr. Assirati conseguiu frequentar o curso de pós-graduação do Departamento de Cirurgia e defendeu sua tese de Doutorado no ano de 2007, utilizando o material obtido no tratamento cirúrgico.

Atualmente, o Dr. Assirati atua no Hospital das Clínicas como médico colaborador e continua se dedicando com maestria ao ensino, pesquisa e assistência.

Participaram do Evento o Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli, Chefe da Divisão de Neurocirurgia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP, propositor da homenagem ao Dr. Assirati, Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Júnior, Diretor da FMRP-USP, Prof. Dr. Marcos Felipe Silva de Sá, Superintendente do HCFMRP-USP, docentes da FMRP-USP, familiares, amigos, médicos residentes e ex-médicos residentes, alunos e ex-alunos, companheiros de trabalho, entre outros.

 

O vídeo da homenagem ao Dr. Assirati está disponível nesta Edição, em “VÍDEOS EM DESTAQUE”. Acesse-o clicandoAQUI

Referência: Jornal Eletrônico do Complexo Acadêmico de Saúde – FMRP – HCFMRP- FAEPA - Por: Prof. Dr. Benedicto Oscar Colli – Chefe da Disciplina de Neurocirurgia do Departamento de Cirurgia e Anatomia da FMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit