Departamento de Clínica Médica da FMRP presta homenagem póstuma ao Prof. Dr. José Moacir Tabosa Veríssimo

Prof. Veríssimo

O professor José Moacir Tabosa Veríssimo, cearense de nascimento, graduou-se médico pela Universidade Federal da Bahia, em 1951. Aperfeiçoou sua formaçãoem Clínica Médicano Hospital das Clínicas de Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP-USP). Datam dessa época seus primeiros contatos com as dosagens hormonais e a Endocrinologia, no serviço de Moléstias da Nutrição e Dietética do HC-FMUSP, inicialmente sob orientação dos professores Renato Migliorini e Helio Lourenço de Oliveira. Após conclusão do estágio, foi contratado como médico auxiliar, tendo sido o responsável pelo Laboratório de Endocrinologia e Metabologia da mesma instituição.

Em princípios de 1954, iniciou suas atividades docentes, como instrutor, sendo um dos componentes da equipe pioneira que há 60 anos acompanhou o professor Helio Lourenço de Oliveira a Ribeirão Preto para fundar o Departamento de Clinica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP (FMRP-USP).

Professor Veríssimo, em princípios de 1954, quando iniciou suas atividades docentes no Departamento de Clinica Médica da FMRP-USP.

Em seu memorial, o Professor Veríssimo ressaltava que para a implantação do laboratório de Clínica Médica no campus “tudo precisaria ser feito e tudo foi feito” desde a impermeabilização de mesas do laboratório, as instalações de água e gás, preparo de reativos e soluções e a montagem de métodos bioquímicos básicos, que inicialmente serviram para a documentação de pacientes da Santa Casa de Ribeirão Preto, onde se desenvolvia o ensino de Clínica da recém criada FMRP-USP.

Professor Veríssimo foi um dos responsáveis pela implantação do laboratório de pesquisa da Clínica Médica da FMRP-USP no campus em 1954: “tudo precisaria ser feito e tudo foi feito”.

Diante da carência absoluta de pessoal técnico de laboratório, por iniciativa do Prof Helio Lourenço, foi organizado o primeiro curso de formação de técnicos para os laboratórios de pesquisas da FMRP-USP e para o laboratório Central do HC-FMRP, inaugurado em 1956. O Professor Veríssimo assumiu, desde então, um papel fundamental na criação, manutenção e expansão do Laboratório Central e no treinamento de recursos humanos nessa área. Em 1979, com toda sua experiência, liderou a instalação do Laboratório Central do HC-FMRP- USP, no Campus. Ainda, devido a sua grande experiência na organização dos serviços de laboratório foi coordenador da Divisão de Laboratórios de Análises Clínicas, que hoje tem seu nome, em justa homenagem. Posteriormente, foi diretor do Departamento de Apoio Médico do HC-FMRP-USP de1983 a1987.

Professor Veríssimo foi também responsável pela implantação dos Laboratórios de Análises Clínicas do antigo HC-FMRP-USP (Unidade de Emergências), em 1956, e dos Laboratórios de Análises Clínicas do HC-FMRP-USP no campus, que hoje tem seu nome, em justa homenagem.

Toda sua contribuição para os avanços das dosagens bioquímicas e hormonais vem do aprimoramento da sua formação científica obtida pela experiência de estágio entre 1960 e 1961 na University of North Carolina nos Estados Unidos da América. Nesse estágio, também frequentou ambulatórios de Endocrinologia da criança e do adulto, aprimorou a linha de pesquisa no metabolismo de cálcio e fósforo, o que resultou na sua tese de doutoramento “Estudo clínico e experimental sobre metabolismo de cálcio no hipertireoidismo” quando da sua volta ao Brasil. Não podemos esquecer que o professor Veríssimo, desde meados da década de 1960, teve como parceiro o Prof Nassim Iazigi, responsável pela implantação do laboratório de medicina nuclear do HC-FMRP-USP.

O Professor Veríssimo sempre atuou em pesquisa, com publicações de artigos científicos e formação de recursos humanos, tendo como seus primeiros orientados os atuais professores Ayrton Moreira e Milton Foss; que sob seus valores científicos e éticos ajudaram-no a desenvolver uma Endocrinologia e Metabologia moderna e reconhecida nacional e internacionalmente.

Mais importante, o professor Veríssimo foi inesquecível como professor na graduação e na formação de residentes em Endocrinologia de crianças e adultos. O reconhecimento da sua competência, seriedade, e dedicação ao ensino pode ser traduzido por 11 homenagens de turmas de formandos da FMRP-USP, incluindo a sua escolha como patrono ou paraninfo.

Nesse último dia 18 de outubro de 2014, o professor Veríssimo faleceu aos 89 anos deixando saudade em sua esposa, filhos, netos e amigos. A FMRP-USP e o seu Hospital das Clínicas reconhecem seus inestimáveis serviços prestados. Das pessoas dessas instituições que o conheceram, o Professor Veríssimo continuará sempre merecendo o respeito e a gratidão.

Referência: Prof. Dr. Ayrton Custódio Moreira e Profa. Drª Margaret de Castro  – Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit