CSE da Vila Tibério Profa. Dra. Maria Herbênia Oliveira Duarte completa 70 anos

Olhando pelo lado de fora, o prédio da UBS Vila Tibério em Ribeirão Preto, construído em 1940, não se parece com uma Unidade Básica de Saúde para quem não conhece o bairro. Mas essa também é a mesma sensação que têm os pacientes que frequentam o local.

Weber Sian/A CidadeEsta semana, a unidade comemorou 70 anos de funcionamento na cidade – sim, é uma das mais antigas de Ribeirão e prova construída de que o trabalho de prevenção à saúde funciona.

A unidade abriga uma das equipes do programa Saúde da Família, que tem exatamente o objetivo de trabalhar com a prevenção de doenças dentro de um universo atendido.

“Eu gosto muito do que faço aqui. Trabalho com prevenção à saúde, o que não é só um olhar médico, é um trabalho multidisciplinar que gera confiança entre o médico e os familiares e traz maior adesão aos tratamentos”, explica Trude Ribeiro da Costa Franceschine, pediatra da unidade há 24 anos.

Um desses casos de confiança é da dona Salvadora. Como paciente antiga da unidade, levou filhos, netos e bisnetos para serem atendidos na Vila Tibério. Depois que conheceu a médica, marca consultas com ela para ouvir sua opinião – mesmo que isso signifique ir à pediatra aos 85 anos.

“A gente pega amor e confiança. Eu a conheço há bastante tempo”, diz Salvadora.

A gerente da unidade, Adriana Mafra Brienza, explica que o trabalho das agentes de saúde tem um papel importante em trazer a população para os serviços prestados pelo posto.

“Os trabalhos complementares que desenvolvemos aqui [leia ao lado] ajudam a desenvolver a responsabilidade desses cidadãos e proporciona uma autonomia a eles, para que não sejam só aquelas pessoas dependentes de consultas e remédios”, afirma Adriana.

Weber Sian/A Cidade

Bom atendimento

Edvania Oliveira, 31, mãe de Vitor Hugo, 5, conta que fez todo o pré-natal na unidade e, hoje, leva o filho para ser atendido na Vila Tibério.

“Prefiro trazer aqui, a pediatra já conhece o Vitor Hugo e, mesmo quando eu não tenho consulta agendada, eu consigo ser atendida. E tem a questão da confiança”, explica. Vitor Hugo estava com um quadro alérgico e conseguiu o encaixe sem precisar ser encaminhado para uma unidade com prontoatendimento infantil.

Tem até dança e ginástica Além de oferecer os atendimentos à saúde, a UBS da Vila Tibério também oferece oficinas de artesanato, dança de salão, ginástica, entre outras atividades, à comunidade.

“Eu venho sempre, não falto nunca. Ajuda a distrair, é bom para o corpo e também faz bem para a saúde”, diz Salvadora Lopes, 84 anos.

As atividades são feitas no jardim nos fundos da unidade, que tem até bancos de praça dispostos pelo espaço.

“Essas atividades aproximam toda a população da unidade. Os agentes de saúde fazem as visitas às casas e já orientam sobre todos os programas que oferecemos”, explica a gerente da UBS, Adriana Mafra Brienza.

http://www.jornalacidade.com.br/noticias/cidades/NOT,2,2,889988,O+posto+de+saude+que+funciona.aspx

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit