Centro de Reabilitação do HC (CER) realiza treinamento para inclusão de deficientes visuais no processo eleitoral

14.09.25-Simulação-Votação-Centro-reabilitação-visual-23O Centro de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo – Unidade da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, em parceria com Cartório Eleitoral realizou no dia  dia 25 de setembro, um treinamento com os deficientes visuais para votar na urna eletrônica. Participaram do treinamento cerca de 30 pacientes, com objetivo de possibilitar a inclusão dos deficientes visuais no processo eleitoral.

A simulação de votação foi acompanhada por  funcionários da Justiça Eleitoral e pelos profissionais de Terapia Ocupacional e Reabilitação Visual do CER. Durante a simulação foram utilizados alguns recursos de áudio descrição para facilitar ao paciente a identificação do teclado da urna eletrônica, depois o áudio foi utilizado. Na urna adaptada, ao colocar o fone de ouvido, o deficiente visual escutará uma gravação que informa o momento de digitar os números do primeiro candidato. Em seguida, os números digitados pelo eleitor são repetidos pela gravação, e assim segue a votação até a máquina anunciar a conclusão do processo.

A ação é uma iniciativa da equipe multiprofissional do Ambulatório de Reabilitação Visual. A ideia surgiu a partir das demandas dos pacientes atendidos que relatavam as dificuldades em realizar as atividades instrumentais de vida diária e o sentimento da exclusão social, devido às limitações que a baixa visão e cegueira acarretam. Foi discutido em equipe o planejamento da atividade realizada, feito contato com o cartório eleitoral, que aceitou o convite.

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit