Banco de Leite do HC recebe certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro”

larissa banco de leite

O Banco de Leite Humano do “Enfermeira Anália Ribeiro Heck” recebeu certificado de excelência em Bancos de Leite Humano “Categoria Ouro” por seu desempenho no ano de 2014, o nível mais elevado de qualidade em assistência.

O título foi concedido pelo Programa de credenciamento de Bancos de Leite Humano, desenvolvido Área Técnica da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz.
O programa de Credenciamento de Bancos de Leite Humano é uma ação estruturante e reguladora para garantir o funcionamento das unidades dentro dos padrões de qualidade já normatizados pela Rede BLH-Br.

O Banco de Leite Humano do Hospital das Clínicas é Centro de Referência para o Interior de São Paulo. Fundado em 1976 está há quase 40 promovendo, protegendo e apoiando o aleitamento materno, sempre buscando a certificação de qualidade dos produtos e processos sob sua responsabilidade.

Com 20 funcionários e capacidade para pasteurizar 220 litros de leite humano por mês, o Banco tem a função de realizar o recrutamento, triagem e seleção de doadoras, processa o excedente do leite, executa a coleta, seleção e classificação, processamento, estocagem, controle de qualidade.

O leite materno do banco é utilizado para alimentar os bebês prematuros, que não conseguem mamar no peito. Por dia, cerca de 40 recém-nascidos são beneficiados pelo alimento fornecido pelas voluntárias.

Além disso, O Banco de Leite Humano do “Enfermeira Anália Ribeiro Heck” é um centro de incentivo, apoio e proteção ao aleitamento materno. È um porto seguro para as mães que amamentam e para as mães de prematuros. Atua nas atividades de assistência preventiva e curativas dos problemas que ocorrem durante a amamentação, visando à manutenção da lactação e o prolongamento do período de amamentação.

Também realiza procedimentos para a indução da lactação, relactação e translactação (técnicas que consistem em colocar o bebê no peito para mamar com a ajuda de uma sonda).

Referência: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit