A XXI Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele do Hospital das Clínicas realiza mais de 600 atendimentos

pele1

No último dia 29 de novembro o Hospital das Clínicas realizou a XXI Campanha de Prevenção ao Câncer da Pele, sob a coordenação da Profa. Cacilda da Silva Souza, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. O número de participantes superou as expectativas, e neste dia foram examinados 611 indivíduos com o predomínio das mulheres (58,9%) e média de idade de 58,3 anos.

O diagnóstico do câncer da pele foi realizado em 110 pacientes (18%), discretamente superior nos homens (55,5%) e predominantemente do tipo carcinoma basocelular (79%), que foram encaminhados para tratamento. Ainda, com a atuação da equipe de especialistas, alguns pacientes puderam realizar a cirurgia de remoção do tumor no mesmo dia. Foi considerado que 54,3% dos participantes apresentavam algum risco para o desenvolvimento do câncer da pele (raça branca, idade > 65 anos, exposição ao sol sem proteção, antecedentes pessoal ou familiar de câncer de pele).

A maioria dos participantes tomou conhecimento da campanha por meio da televisão ou de amigos e família. Notou-se que a maior parte dos participantes ainda se expõe ao sol sem proteção adequada, o que implica na valoração das ações de prevenção primária.

A campanha do HCFMRP cumpriu com seus objetivos, o de promover divulgação das orientações de prevenção, além proporcionar oportunidades do diagnóstico e tratamento precoces do câncer da pele.

Referência: Jornal do Complexo Acadêmico de Saúde – FMRP – HCFMRP – USP – Por: Profª Drª Cacilda da Silva souza, Docente do Departamento de Clínica Médica da FMRP-USP – Fotos: Assessoria de Imprensa HCFMRP-USP

Matérias relacionadas:

http://jornal.fmrp.usp.br/?p=20503

https://www.youtube.com/watch?v=G8r748fdd1M

 

 

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit