A Revista norte-americana “Infection Control and Hospital Epidemiology” acaba de publicar um artigo científico assinado por docentes da FMRP-USP.

FMRP O artigo intitulado “Effectiveness of a Dental Care Intervention in the Prevention of Lower Respiratory Tract Nosocomial Infections among Intensive Care Patients: A Randomized Clinical Trial“, foi publicado no site da revista indicada acima em 02.10.2014, e espelha o trabalho desenvolvido no Centro de Terapia Intensiva (CTI) para adultos do HCFMRP-USP. Trata-se de pesquisa pioneira em nível mundial, que avaliou o impacto do tratamento odontológico na prevenção de infecções hospitalares do trato respiratório em pacientes gravemente enfermos. Os dados do estudo que revelam uma diminuição de aproximadamente 56% na incidência dessas infecções, quando o cuidado oral foi adequadamente prestado por um cirurgião-dentista, vinculado à equipe do CTI.

O presente estudo é resultado de uma parceria entre a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e os Departamentos de Clínica Médica, Cirurgia e Medicina Social, tendo recebido financiamento da FAPESP e da FAEPA. Seus autores esperam que no futuro a inclusão do cirurgião-dentista nas equipes de UTI se torne rotineira, garantindo maior segurança aos pacientes assistidos nessa fase crítica de suas vidas.

Para saber mais, leia o artigo “on line” através do link: http://www.jstor.org/discover/10.1086/678427?uid=3737760&uid=2134&uid=2&uid=70&uid=4&sid=21104737491907

Referência: Jornal do Complexo Acadêmico de Saúde – FMRP – HCFMRP- FAEPA

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit