Instruções Gerais

Tipos de Acordos e Convênios:

Convênio Acadêmico Internacional para Intercâmbio: Este é a forma de convênio mais comum, firmado entre uma unidade da USP e uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior.  É destinado ao intercâmbio de docentes/pesquisadores, graduandos, pós-graduandos e membros da equipe técnico-administrativa. No intercâmbio para alunos de graduação, é previsto o reconhecimento de créditos e, eventualmente, dupla titulação. O intercâmbio de docentes se refere ao intercâmbio somente para fins de docência e pesquisa. O intercâmbio de membros das equipes técnico-administrativas tem o objetivo de estimular a troca de experiências e conhecimentos administrativos em áreas de interesse comum. É firmado com instituição de ensino ou pesquisa no exterior, sem implicações financeiras diretas para a instituição.

O Convênio Acadêmico Internacional: Este é uma forma específica do tipo de convênio supramencionado, uma vez que é destinado ao intercâmbio via projeto de pesquisa. Deve haver Plano de Trabalho, tão preciso quanto possível, que servirá de base para as obrigações recíprocas, como responsabilidade por despesas de viagem e hospedagem, intercâmbio, prazo etc. Além de englobar a pesquisa conjunta, este convênio pode também envolver o intercâmbio de docentes/pesquisadores, de estudantes de graduação e pós-graduação, bem como de membros da equipe técnico-científica, desde que seja especificado na minuta. Como no caso do  Convênio Acadêmico Internacional para Intercâmbio é firmado com instituição de ensino ou pesquisa, sem implicações financeiras diretas para a instituição.

Acordo de Cooperação Acadêmica: Acordos de Cooperação Acadêmica são acordos gerais firmados entre e pela Reitoria da USP com a Reitoria/Diretoria de instituição de ensino ou pesquisa no exterior.

Informações detalhadas, instruções e minutas modelo USP são disponíveis em várias línguas e  podem ser acessados pelo link: http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/convenios/modelos-minutas-unidades/

Enfatiza-se que tais minutas são modelos USP, mas, obviamente, a USP aceita discutir minutas propostas por instituições no exterior.

Nota-se, convênios são acordos institucionais e, portanto, tramitam dentro das normas regimentares da USP. Portanto, é o papel da CRInt :

  • instruir e assistir docentes e departamentos interessados em firmar convênios com instituições no exterior;
  • dar parecer sobre documentação submetida à Diretoria da FMRP;
  • acompanhar e dar apoio à convênios em andamento.

 

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face  logo_tw  stoa-logo-white AlumniUSPTV_Complexo0 

Desenvolvido por Xpirit