Educação nas áreas da Saúde

Sobre

“O corpo de ensino tem de chegar aos postos avançados do mais extremo perigo, que é constituído pela permanente incerteza do mundo.”

Martin Heidegger

Há um amplo campo de estudos em relação à docência no Ensino Superior, compreendendo temáticas referentes ao processo de ensino-aprendizagem, como metodologias de ensino, planejamento educacional, instrumentos de avaliação, relação professor-aluno, que antes eram vistas através da perspectiva tecnicista, hoje são apresentadas sob a ótica do paradigma da complexidade.  Os caminhos percorridos nessas pesquisas “ampliam não apenas a percepção dos produtos, mas principalmente a compreensão dos processos e de seus determinantes” Pimenta & Anastasiou (2005:52). Entram também em discussão, as implicações da formação docente sobre as praticas educativas e a ausência de estímulo a função docente durante a trajetória profissional do professor universitário.

No âmbito da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, espaços de reflexão sobre o papel docente foram criados nos cursos extracurriculares promovidos pelo Centro Apoio Educacional e Pedagógico (CAEP) junto a pós-graduação.

Durante o desenvolvimento dos cursos, um grupo de participantes, alunos de Pós Graduação, sentiram-se mobilizados a desenvolver ações que pudessem responder a necessidade premente de ampliar os espaços de discussão e a diminuir as dificuldades da interlocução entre os pressupostos da Pedagogia Universitária e o “fazer-docente”. Sugeriram a estruturação de uma ação institucional conjunta para a criação de espaços virtuais que enfocassem temas relevantes à atuação docente na área das profissões da saúde.  Deseja-se, portanto, que essa iniciativa que se apresenta dentro do CAEP seja, entre outros movimentos, uma experiência que privilegie a permanente resignificação da profissão docente no campo das ciências da saúde.

Grupo responsável pelo desenvolvimento das atividades propostas neste espaço:

Profissionais dos setores educacional e psicológico,

Coordenação e Grupo de Consultores e auxiliar de apoio administrativo do Centro de Apoio Educacional e Psicológico – FMRP- USP.

Pensando Educação

Reservamos aqui um espaço mensal para publicação de textos, artigos, ensaios, imagens, vídeos, enfim, todo meio de comunicação que promova a reflexão critica e o dialogo entre a teoria e a pratica da função docente.

Para isso, aqueles que vivenciam, de alguma forma, a docência nos cursos de graduação em saúde da FMRP e queiram contribuir, são convidados a enviar materiais e/ou sugestões.

Fazendo Educação

Compartilhe conosco suas experiências junto ao exercício da docência.

Programa de Desenvolvimento Docente em Ensino na Saúde

No segundo semestre de 2012 o CAEP, em conjunto com a Comissão de Graduação da FMRP-USP, ofereceu o Programa de Desenvolvimento Docente em Ensino na Saúde para docentes coordenadores de módulos ou disciplinas da graduação da FMRP-USP.

O Programa teve como objetivos:

• Promover o conhecimento e a reflexão sobre diretrizes educacionais aplicadas a prática da docência nas profissões da saúde,
  • propiciar condições adequadas de formação pedagógica para o desenvolvimento do papel e das ações dos docentes coordenadores de disciplinas/módulos dos cursos de graduação da FMRP-USP,
  • oferecer o contato com diversas fontes de informação sobre Educação Superior em Saúde e
  • despertar o interesse por abordagens pedagógicas que privilegiam a autonomia do estudante e a aprendizagem colaborativa mediante trabalho em grupo.
  • Os encontros foram desenvolvidos por meio de oficinas tutoriais, debates, sessões à distância e participações em pequenos grupos segundo os moldes dos cursos anteriormente oferecidos à Pós-Graduação.

Temas discutidos:

• Diretrizes Educacionais para a Graduação
  • Concepções sobre Aprendizagem e Currículo na Educação Superior
  • Planejamento Educacional
  • Concepções metodológicas tradicionais e inovadoras
  • Avaliação do processo ensino-aprendizado

Nessa edição, contamos com docentes do campus de Ribeirão Preto que já haviam participado dos Cursos de Pedagogia Universitária oferecidos pela Pró-Reitoria de graduação  em anos anteriores. Eles colaboraram no desenvolvimento dos encontros e também atuaram no papel de tutores dos grupos temáticos.

A participação deles foi fundamental para a execução da proposta. Nossos agradecimentos aos professores (as):

Profa.Dra. Alma Blásida C.E.B.Catirse
Prof.Dr.Francisco José C.dos Reis
Profa. Dra. Maria Paula P.Pinto
Profa.Dra. Marta N.C.M. Vieira
Prof.Dr. Omero Benedicto P.Netto
Profa. Dra. Regina Y.D.Carretta
Profa. Dra. Silvana Giuliatti
Prof.Dr. Victor E.de Faria Ferraz

Coordenação do Programa
Prof.Dr.Jayter S.de Paula – Coordenador CAEP
Profa.Cristiane Martins Peres – Educadora CAEP