Centro de Avaliação em Ensino de Graduação – CAEG

CENTRO DE AVALIAÇÃO EM ENSINO DE GRADUAÇÃO DA FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRÃO PRETO – USP

 

Missão e Objetivos

O Centro de Avaliação em Ensino de Graduação (CAEG) da FMRP-USP tem a missão de oferecer subsídios e dar suporte à Comissão de Graduação e às Comissões Coordenadoras de Cursos da FMRP-USP no que se refere ao desenho, implementação e monitoramento dos sistemas de avaliação das disciplinas e principalmente do estudante nos Cursos de Graduação desta Faculdade.

Quanto ao sistema de avaliação das disciplinas, a partir de informações coletadas dos instrumentos já aplicados nos diversas cursos, o Centro desenvolveu um instrumento único, para ser aplicado a todos os cursos, em nível institucional, após aprovação pela Comissão de Graduação. A partir dos dados coletados e analisados, serão promovidas reuniões com coordenadores de cursos, Comissões Coordenadoras, Comissão de Graduação e outras instâncias interessadas, visando o contínuo aprimoramento das disciplinas. Também serão realizadas oficinas, com a participação de docentes e estudantes, para a divulgação e discussão de aspectos gerais das avaliações, de modo a tornar transparentes e efetivas as avaliações realizadas.

Em relação à avaliação do estudante, o CAEG pretende auxiliar as coordenações de curso a repensar suas práticas de avaliação dos estudantes, verificando se as estratégias de avaliação utilizadas no momento estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem e aquisição de competência das diversas disciplinas e estágios que os estudantes participam. A principal meta é construir um sistema de avaliação do estudante que seja válido, confiável (reprodutivel) e principalmente que tenha um efeito educacional claro e positivo. O conceito de efeito educacional da avaliação diz respeito a capacidade que cada avaliação tem de gerar oportunidades de aprendizagem e pode ser obtido na medida em que se crie oportunidades regulares de feedback para os estudantes dos cursos da FMRP-USP. Assim, a avaliação do estudante se torna um indutor do aprendizado e da aquisição de competência profissional. Para que isto ocorra de maneira continuada e efetiva os professores precisam de conhecimentos e habilidades neste quesito para criarem estas situações de aprendizagem através dos processos avaliativos.

O CAEG será o elemento indutor e de suporte para o este processo na FMRP-USP, e poderá viabilizar oportunidades de treinamento aos docentes, conforme demanda, nas diferentes estratégias de avaliação do estudante da área da saúde.

A médio prazo, esperamos que  seja possível viabilizar uma proposta de avaliação programática do estudante na FMRP-USP.

 

CAEG – Composição

Regimento Interno CAEG

Home      Voltar
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP

Av. Bandeirantes, 3900 - Monte Alegre - CEP: 14049-900 Ribeirão Preto/SP.

acesse nossas comunidades logo_face logo_tw stoa-logo-white TV_Complexo0

Desenvolvido por Xpirit