Serviço de Pesquisa, Cultura e Extensão

Ronaldo dos Santos Assumpção
Sandra Maria de Cara Galeani
Stella Felippe de Freitas

A Diretoria de Serviço de Pesquisa, Cultura e Extensão é responsável pelo gerenciamento das atividades acadêmicas sob a égide das Comissões de Pesquisa e de Cultura e Extensão.

Objetivo

A Diretoria de Serviço visa proporcionar um suporte técnico especializado aos Presidentes das Comissões,resultando no melhor atendimento aos Docentes e alunos nas questões específicas destas áreas.

Centro de Gerenciamento de Projetos

A FMRP implantou um escritório de apoio a pesquisadores, chamado de Centro de Gerenciamento de Projetos (CGP), em 1° de setembro de 2010, com o objetivo de apoiar os pesquisadores no planejamento, execução e prestação de contas de projetos de pesquisa científicos financiados pelas agências de fomento (FAPESP, CNPq, CAPES e outros).

O ponto-chave desta iniciativa é poupar os cientistas da carga de trabalho exigida para a gestão e administração de projetos de pesquisa. Todo esse trabalho até então era desenvolvido pelo próprio pesquisador, além de sua carga regular de trabalho e sem formação específica para isso. Para isso, a ATF propôs aos pesquisadores as seguintes atividades no gerenciamento de seu projeto de pesquisa:

a) Realizar as aquisições de materiais e contratações de serviços, mediante ciência e concordância do pesquisador,

b) Verificar os pedidos de compra de acordo com a previsão no termo de outorga,

c) Verificar a documentação exigida pela agência de fomento para cada tipo de aquisição/contratação,

d) Solicitar o recurso financeiro (no caso da FAPESP, a cada pagamento, o recurso financeiro deve ser solicitado previamente),

e) Providenciar o pagamento ao fornecedor,

f) Preparar os documentos para importação, quando se tratar de recursos FAPESP. A FMRP dispõe de serviço de importação quando for o caso de outra fonte de recursos (por exemplo, CNPq),

g) Elaborar a prestação de contas à agência de fomento (mediante fornecimento de senha de acesso aos sistemas corporativos ou indicação como representante),

h) Providenciar a incorporação do material permanente ao Patrimônio da unidade. Com o apoio do CGP, esse procedimento passou a ser imediato, ao contrário de realizar essa tarefa apenas após a análise da prestação de contas pela agência de fomento.

Contato: pqcultext@fmrp.usp.br